Ciência, inovação e pesquisa à serviço da saúde e bem-estar são temas apresentados pelo ICEPi durante Prointec
.jpg?v=638798794673955210)
A Secretaria da Saúde (Sesa) participou da organização da segunda edição do PROINTEC – Saúde In Foco, o seminário de Ciência e Tecnologia na Saúde, que foi realizado nas últimas quinta-feira (03) e sexta-feira (04), no Centro de Eventos de Guaçuí, na região do Caparaó capixaba. O evento, promovido em parceria com o Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB), contou ainda com o apoio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e foi programado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O seminário consolidou-se como um espaço estratégico para o fortalecimento das políticas públicas em saúde, integrando ciência, inovação e gestão.
Durante os dois dias de evento, o ICEPi apresentou para profissionais da saúde, gestores municipais, estudantes e todo o público presente como a ciência, pesquisa e inovação têm sido fundamentais para o desenvolvimento do bem-estar e avanços na área da saúde.
O gerente de Inovação do ICEPi, Ricardo Costa, ressaltou a participação do instituto no evento como uma oportunidade valiosa para apresentar os projetos desenvolvidos. “Foi um momento importante para mostrar o que temos feito em inovação na saúde. Quem visitou nossos estandes pôde conhecer de perto as iniciativas que estão fazendo a diferença no SUS capixaba”, disse.
A docente assistencial da equipe multiprofissional do ICEPi, Solange Thompson, trouxe à mesa o tema “Equipes multiprofissionais ampliadas na APS: experiências exitosas e transformações na região Sul de Saúde do Espírito Santo”. Ela é enfermeira, pós-graduada em ginecologia e obstetrícia, além de mestra em políticas públicas e desenvolvimento local.
Quem também marcou presença no evento foi a coordenadora de Integração da Gestão do Trabalho e da Gestão da Educação em Saúde, Jeanine Pacheco Moreira Barbosa. “A gente fica feliz por espaços como esse, onde é possível discutir o que é inovação em saúde e como esse processo pode melhorar os serviços e a qualidade do cuidado. É uma grande oportunidade de troca de experiências e aprendizado”, afirmou.
Segundo Jeanine Barbosa, participar de um evento como o Prointec, reforça o compromisso do instituto com a formação de profissionais que pensam soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados diariamente no SUS. “A inovação em saúde vai muito além da tecnologia. É sobre criar novas formas de cuidar, de ensinar e de transformar realidades. Estar aqui é reafirmar esse compromisso com o futuro da saúde pública no Espírito Santo”, completou.
Aplicativos são destaque no evento
Além das importantes palestras realizadas durante os dois dias de evento, outro ponto alto apresentado pelo ICEPi no seminário foi o jogo Caça Dengue, apresentado por Saulo Caliman e Rodolpho Almeida, e o aplicativo Gota de Vida, apresentado por Giulyana Mazioli Alvarenga.
O Caça Dengue foi desenvolvido pelo Projeto de Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Saúde (ProticSUS), em parceria com o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), ambos do ICEPi, além da parceria com a Gerência de Política e Organização das Redes de Atenção em Saúde (Geporas) e Vigilância Estadual em Saúde.
O objetivo do Caça Dengue é sensibilizar as crianças sobre a importância do cuidado com a saúde, combinando materiais informativos e atividades lúdicas. O jogo foi desenvolvido na versão VR, Desktop e para dispositivos móveis. São vários jogos dentro do Caça Dengue, como quebra-cabeça, jogo da memória, sete erros e coleta seletiva. O jogo também apresenta informações sobre os sintomas da doença.
O Caça Dengue está disponível para download gratuito para computadores pelo site: https://jogoseducativos.saude.es.gov.br/#/ e para dispositivos móveis na Google Play Store.
Já o Gota de Vida foi criado para incentivar e facilitar as doações de sangue no Espírito Santo, e, no ano passado, foi um dos vencedores do Prêmio Inoves 2024 na categoria “Projeto em Desenvolvimento”, na esfera do Poder Executivo Estadual. O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Inovação, Ensino e Pesquisa em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).
O Gota de Vida também está disponível de forma gratuita para download nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS, ou pode ser baixado por meio do link: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Sul de Saúde
Greice Kelly Ferreira