Delegação italiana chega ao Estado para conhecer programas de formação e educação em Saúde
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) vai receber profissionais de saúde da Região da Emília-Romanha, na Itália, na realização do Workshop Internacional do Laboratório Ítalo-Brasileiro de Formação, Pesquisa e Práticas em Saúde Coletiva.
As agendas acontecem entre terça-feira (17) e quarta-feira (18), e contam com a presença do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. Entre os temas abordados foram apresentadas a estratégia de Educação Popular em Saúde no território capixaba, a experiência de formação em servido do Programa Qualifica APS e as demais práticas inovadoras na educação desenvolvidas pelo Instituto.
Já no segundo dia, serão feitas visitas às Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jesus de Nazareth e Ilha das Caieiras, em Vitória, onde são desenvolvidos projetos de educação do Qualifica APS, como as residências em saúde e o componente de provimento e formação profissional.
Os visitantes são:
Fabia Franchi: Responsável pelo Setor de Assistência Territorial da Região da Emilia-Romagna.
Andrea Donatini: Responsável pela Área de Cuidados Primários da Região da Emilia-Romagna.
Ambra Baldini: Membro do Setor de Assistência Territorial da Região da Emilia-Romagna.
Maurizia Rolli: Responsável pelo Setor de Inovação nos Serviços Sociais e de Saúde da Direção Geral de Cuidado da Pessoa, Saúde e Bem-Estar.
Giuseppe Diegoli: Responsável pelo Setor de Prevenção Coletiva e Saúde Pública da Região da Emilia-Romagna.
Segunda visita
Em junho, o Icepi também recebeu outros profissionais de saúde da Região da Emília-Romanha, na Itália. A visita aconteceu na última semana de junho deste ano e, na ocasião, também foram apresentados o funcionamento e a organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Visitaram o Estado o secretário de Saúde, Imigração e Políticas Sociais de Bolonha, Luca Rizzo Nervo; o diretor do Departamento de Atenção Primária e Medicina de Comunidade da Romanha, Giuseppe Benati; o diretor do Departamento de Atenção Primária de Parma, Faissal Choroma; e a vice-coordenadora da Associação Rede Unida, Maria Augusta Nicoli.
Os profissionais estiveram em unidades básicas de saúde; no Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), em Cachoeiro de Itapemirim; no Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra, ambos em Vila Velha.
Durante a visita, eles também se encontraram com o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, que explicou a experiência capixaba na formação e fixação de profissionais pelo Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br