Em dois meses, aplicativo Gota de Vida registra mais de três mil downloads

16/08/2023 14h29 - Atualizado em 16/08/2023 14h45

Dois meses após ser lançado, o aplicativo Gota de Vida registrou mais de 3 mil downloads e contou com 2.486 usuários ativos somente no último mês. O principal objetivo é impulsionar as doações de sangue e fomentar a cultura de doação frequente no Espírito Santo.

Desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), o aplicativo foi lançado no dia 14 de junho, no Dia Mundial do Doador de Sangue.

Na ocasião, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, fez sua doação e a registrou no Gota de Vida. Uma das funcionalidades do aplicativo é a notificação para lembrar o usuário de doar novamente, após o período mínimo entre uma doação e outra, que motivou o retorno do secretário ao Hemoes nessa segunda-feira (14). “Voltei hoje ao Hemoes após 60 dias da última doação para mais uma vez realizar esse simples gesto após o lembrete do aplicativo. A doação é a demonstração de amor ao próximo e pode salvar diversas vidas. Com a implantação do Gota de Vida, essa ação fica ainda mais fácil e possibilita a comunicação mais próxima e assertiva com o voluntário”, disse.

Para a diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, o aplicativo é um ganho para os Hemocentros. “É uma forma de conscientizar a população e de fazer a captação de novos doadores, além das ferramentas como o alerta para quem já pode doar novamente. Nós queremos, com o Gota de Vida, fazer com que esses doadores venham com a frequência certa doar”, completou.

Gota de Vida: como funciona

O aplicativo Gota de Vida foi estruturado com diversas funcionalidades que garantem o melhor entendimento da população sobre os requisitos necessários para ser um doador de sangue, além de proporcionar uma experiência gamificada, que estimula a doação regular e também a captação de novos voluntários, sendo tudo em um sistema parecido com uma rede social.

Na plataforma, também é possível agendar o dia e horário da doação, verificar o estoque de sangue de cada tipo sanguíneo, acessar o mapa do Hemoes, dos hemocentros regionais e da unidade de coleta da rede pública, assim como acompanhar a contagem regressiva para a próxima doação. Um dos desenvolvedores do projeto, Fábio Alvarenga, explicou que a ferramenta foi criada de forma intuitiva, didática e dinâmica para que as pessoas tenham maior facilidade no agendamento e acompanhamento das doações realizadas. “O aplicativo foi desenvolvido no período de um ano e meio e, nos próximos meses, passará por incrementos de acordo com o retorno e a demanda apresentados pelos usuários”, disse.

O aplicativo está disponível de forma gratuita e pode ser baixado nos celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br