Espírito Santo é destaque na Oficina Nacional de Educação Permanente em Saúde

03/10/2024 15h51

A atuação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) no âmbito da educação permanente ganhou destaque na Oficina Nacional de Educação Permanente em Saúde, realizada em Brasília, nessas quarta-feira (02) e quinta-feira (03). O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde.

Com o tema “Articulando saberes, fazeres, desafios e oportunidades para ressignificar o trabalho na saúde”, o evento trouxe para a discussão a estrutura, a governança e o financiamento da educação permanente em saúde. Além disso, a oficina marca os 20 anos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e reúne representantes do Ministério da Saúde, de diversas Escolas de Saúde Pública e da Rede Unida e tem como objetivo debater os desafios da área e políticas de formação.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, participou da primeira mesa do evento, intitulada “Estrutura, Governança e Financiamento da Educação Permanente em Saúde”, e apresentou os programas e projetos do instituto, além dos sistemas utilizados nas formações. A gerente de Ensino, Carolina Perez, também marcou presença na oficina.

“O uso de tecnologias duras e leves tem sido uma poderosa ferramenta para o ICEPi desenvolver a educação permanente em saúde para trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS) na parceria existente com 78 municípios do Espírito Santo. Um dos exemplos é a utilização do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, um software livre que permite que docentes e discentes das formações explorem diversos recursos educacionais”, explicou Fabiano Ribeiro.

O diretor também demonstrou a utilização do sistema KOHA na Biblioteca de Saúde Pública Liu Leal e o Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), que conta com os cadastros das especializações, aperfeiçoamentos e Programas de Residências em Saúde a fim de gerenciar atividades e solicitações e emitir documentos acadêmicos.

Outros destaques na apresentação foram o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), a Pesquisa, o Projeto de Educação Popular em Saúde (PedpopSUS) e a Gerência de Inovação.

Também compuseram a mesa a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério, Isabela Pinto; a diretora da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão (ESP-MA), Ana Lúcia Nunes; a diretora da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco, Celia Maria Borges; o representante da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CTGTES) do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Haroldo Pontes; e a assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Márcia Pinheiro.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi