ICEPi apresenta projetos para adesão de gestores municipais de saúde durante evento do COSEMS/ES

13/12/2021 11h47

Profissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) estiveram, na última sexta-feira (10), no Encerramento de Gestão do ano de 2021 realizado pelo Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES) para apresentação do Instituto aos gestores e técnicos municipais da área da saúde capixaba.

Participaram do evento o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; a coordenadora do componente do provimento e fixação de profissionais do Programa Qualifica-APS, Thais Maranhão; e a membro da equipe do ICEPi, Ana Laurita Nunes Maia.

A equipe apresentou os editais com os projetos de implantação do Consultório de Rua (Nº050/2021), de Adesão Municipal (Nº051/2021) e de Agentes de Apoio Institucional (Nº052/2021), além de terem reuniões com os gestores de saúde dos municípios para mais informações.

Thais Maranhão falou sobre os editais para os gestores e técnicos municipais de saúde, apresentando os detalhes e tirando dúvidas. "Nós vemos a importância de editais, como o 051, que apoia a estruturação das equipes multiprofissionais, principalmente, qualificar a atenção primária com ênfase nas áreas de saúdes mental, funcional e reabilitação e promoção da saúde", comentou Maranhão.

"Outro edital que já finalizou, mas queremos dar destaque é o do provimento de profissionais para o Consultório na Rua, que vão atuar nos municípios que apresentam uma necessidade grande nessa área", complementou.

Já o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, reforçou o papel do edital referente ao Apoio Institucional, e que está aberto até o dia 14 de dezembro. "Vamos formar profissionais que vão apoiar tecnicamente a gestão da Sesa com as equipes das Superintendências Regionais e os gestores municipais. A nossa perspectiva é estar cada vez mais perto para pensar em soluções para os desafios encontrados nas regiões", afirmou.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi