ICEPi forma especialistas em Planejamento, Gestão e Governança da Rede de Atenção e Vigilância

30/08/2023 13h15 - Atualizado em 31/08/2023 14h06

Mais uma importante formação de profissionais para a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) foi concluída na última sexta-feira (25). O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) formou 54 especialistas em Planejamento, Gestão e Governança da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde.

Durante o evento de formação, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, enfatizou o papel do ICEPi na saúde capixaba e falou da importante representatividade dos profissionais presentes.

“Temos quase metade dos municípios do Espírito Santo aqui representados pelos alunos e nós esperamos que os novos especialistas sejam multiplicadores do que foi aprendido nessa pós-graduação. Este é o Sistema Único de Saúde, que forma para pulverizar conhecimento e dar acesso aos usuários”, salientou o secretário.

O curso foi criado como uma estratégia de qualificação de trabalhadores da gestão municipal, especialmente do Planejamento, norteada pelo referencial da Educação Permanente em Saúde. Foram formados profissionais de 38 municípios capixabas.

O objetivo principal da Especialização foi aprimorar os processos de elaboração, monitoramento e avaliação dos Planos Municipais e Regionais de Saúde, bem como no avanço da organização da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde. Assim, os especialistas serão capazes de elaborar, executar e analisar processos e instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação com base nas necessidades de saúde do território.

Segundo o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro a especialização surgiu das necessidades reais da gestão do SUS. “O ICEPi se consolidou como uma instituição de ensino, principalmente na pós-graduação em saúde, e que movimenta o ecossistema de inovação em Saúde, com papel de apoiar as gestões municipais e estadual, pensando em processos que beneficiem a população”, explicou.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br