ICEPi participa de oficinas de planejamento das áreas de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde

27/06/2023 12h07

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) esteve presente nas oficinas de Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Promovido pelo Ministério da Saúde, o encontro aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, no Rio de Janeiro.

O evento visou consolidar o processo de planejamento participativo, construído de forma coletiva e compartilhada, agregando os diversos atores do campo de trabalho e educação na saúde nos âmbitos nacional, estadual e municipal dos estados da região Sudeste.

O objetivo principal foi contribuir na construção de um planejamento de ações estratégicas de educação permanente para ser aplicado em nível nacional, fortalecendo o ensino em serviço no âmbito do SUS.

Também participaram do encontro representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), de universidades federais e do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

Pelo ICEPi, estiveram no evento o diretor Fabiano Ribeiro; a gerente de Ensino, Bárbara Farias; a chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde, Carolina Perez; o supervisor do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), Victor Bregonci; e Jeane Figueiredo, do Projeto de Práticas Gerenciais Aplicadas à Educação em Saúde (PGAES).

Fabiano Ribeiro avaliou que a participação do ICEPi nas oficinas é uma oportunidade para trocar experiências com outras instituições do Sudeste na perspectiva da educação permanente. “O ICEPi tem se consolidado cada vez mais no cenário nacional e a nossa participação nesse evento reflete que a experiência no Espírito Santo tem muito a contribuir para o planejamento das ações estratégicas de educação permanente para todo o País”, disse.