ICEPi realiza Fórum do Núcleo Interno de Regulação para apresentação de resultados e integração entre hospitais
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, na quinta-feira (26), o 5⁰ Fórum do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e o 2⁰ Fórum da Rede Contratualizada. Os eventos foram idealizados pelo Programa de Qualificação da Rede de Atenção à Saúde.
O Projeto do Núcleo Interno de Regulação Hospitalar (NIR) tem como objetivo otimizar o acesso e giro dos leitos hospitalares para atender a um maior número de pacientes.
A abertura foi feita pelo diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro dos Santos, que destacou a importância da inovação no ecossistema hospitalar e do NIR. "O Núcleo Interno de Regulação ultrapassa os metros do hospital e transforma o ecossistema produtivo. É um processo e um projeto de inovação", disse.
A primeira palestra foi da enfermeira e especialista em Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde, Luciana Karla Reis, que abordou o tema “A Cultura de Segurança do Paciente”. "Conectar com a cultura de segurança do paciente é proporcionar uma mudança no modelo mental. As pessoas produzem cultura e não há como mexer com a cultura sem mexer com as pessoas", explicou.
Depois foi a vez do médico infectologista e apoio da subsecretária de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Mayke Armani Miranda, abordar e tirar as dúvidas sobre a implementação da Autorização de Internação Hospitalar (AIH).
A subsecretária de Estado da Assistência em Saúde, Quelen Tanize Alves da Silva, também participou dos fóruns e auxiliou na explicação da AIH. O subsecretário de Estado de Regulação, Controle e Avaliação em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, esteve nos eventos e destacou que “isso mostra sincronia e planejamento para entregar o novo Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Durante os fóruns também houve uma apresentação do Programa de Educação Permanente do NIR sobre a capacitação de profissionais por meio da parceria com o ICEPi, que poderão acessar conteúdos e informações por meio da plataforma online da Secretaria da Saúde (Sesa).
Resultados do Núcleo Especial de Regulação de Internação
Ainda durante o evento, as coordenadoras do Projeto de Qualificação da Rede de Atenção à Saúde, Simone Tosi, Emilia Marchette e Luciene Rocha, divulgaram os resultados do Núcleo Especial de Regulação de Internação (Neri).
De acordo com os dados, houve queda na taxa de rejeição de reservas feitas pelo Neri: de 61% em janeiro de 2020 para 34% em julho de 2021. Outro número que mostra os avanços conquistados pelo Neri foi a porcentagem de regulações feitas em até 24 horas: 80%.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br