ICEPi se destaca como escola de saúde pública do Espírito Santo no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública

01/12/2023 08h19

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foi um dos representantes da região Sudeste e se destacou no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública, que aconteceu em Brasília, nos últimos dias 22 e 23 de novembro.

Com o tema "Formação em Saúde no Enfrentamento das Desigualdades e na Reconstrução Democrática do Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, o encontro reuniu escolas de todo o País. O ICEPi compõe a coordenação executiva da Rede Escola como membro titular da região Sudeste.

Para o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, foi um momento muito rico de trocas entre as escolas de saúde pública. “É muito proveitoso pensarmos juntos em novas formas de ensino em serviço, alinhadas à pesquisa, para fortalecer o SUS. O ICEPi, mesmo com poucos anos de criação, se desponta como uma referência na área por sua forma inovadora de inserir a educação permanente nos programas e projetos”, disse.

Também participou do evento a chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde (Nuefs) do ICEPi, Carolina Perez, que integra o Projeto de Gerenciamento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Educação em Saúde (PGAES).

Alguns dos temas debatidos são desafios atuais e emergentes para o fortalecimento do Sistema de Saúde: as condições de trabalho, os currículos/cenários de práticas, a educação na saúde, a expansão da formação em contextos amazônicos e a superação das desigualdades no acesso à formação/educação permanente em saúde – desafios à interiorização da formação.

Curso de especialização é destaque

Também foi lançado durante o evento um dos capítulos do livro “As experiências da prática em educação interprofissional na Rede Escola: Compartilhando lições e aprendizados”, resultado da experiência do primeiro curso de especialização ICEPi.

Intitulado “Entender a interprofissionalidade como um ato de resistência”, o capítulo foi escrito por Bela Feiman, que coordenou a Especialização em Saúde Pública com ênfase na Interprofissionalidade, oferecida pelo ICEPi. O livro está disponibilizado no link https://redescola.ensp.fiocruz.br/experiencias-da-pratica-em-educacao-interprofissional-na-redescola-compartilhando-licoes-e.

A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública é uma rede de cooperação aberta e de associação voluntária, sem fins lucrativos, que agrega instituições públicas que se dedicam à formação em saúde pública e em saúde coletiva e tem como propósito desenvolver ações integradas voltadas para o SUS, que visem ao fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão na área em questão. O site da instituição é http://rededeescolas.ensp.fiocruz.br/.

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – ICEPi
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond