Inscrições abertas para seleção de profissionais para o Projeto de Qualificação em Processos do Centro Cirúrgico
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), abriu inscrições para o edital ICEPi/Sesa nº 003/2026, com cadastro de reserva para enfermeiros e técnicos de Enfermagem destinados à atuação em hospitais da rede própria estadual. As inscrições devem ser realizadas até o dia 08 de fevereiro, por meio do site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos, onde também está disponível o edital completo.
A atuação dos profissionais selecionados será no Projeto de Qualificação em Processos do Centro Cirúrgico – Centro Cirúrgico 2.0, que tem como objetivo qualificar e padronizar os processos assistenciais do centro cirúrgico, fortalecer as práticas de segurança do paciente, promover a gestão eficiente do cuidado e estimular a melhoria contínua da assistência perioperatória, com base em protocolos, indicadores e boas práticas.
Os profissionais selecionados atuarão nas seguintes unidades hospitalares:
Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN)
Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF)
Unidade Integrada de Jerônimo Monteiro (UIJM)
Hospital Estadual São José do Calçado (HSJC)
Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS)
Hospital Estadual de Vila Velha (HESVV)
Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)
Conheça o projeto
O Projeto de Qualificação em Processos do Centro Cirúrgico – Centro Cirúrgico 2.0 integra o Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) e tem como foco o aprimoramento da qualidade e da segurança do cuidado cirúrgico nas unidades hospitalares da rede estadual.
O projeto atua na implantação, monitoramento e avaliação de processos assistenciais, no fortalecimento da cultura de segurança do paciente, na utilização de indicadores de desempenho e na padronização de fluxos e práticas, contribuindo para uma assistência mais segura, eficiente e resolutiva.
Além disso, o Centro Cirúrgico 2.0 contribui para o aprimoramento da gestão hospitalar, incentivando a adoção de práticas baseadas em evidências, a qualificação das equipes multiprofissionais e a melhoria contínua dos serviços, promovendo maior segurança, qualidade e satisfação para pacientes e familiares.
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Wing Costa / Mayra Scarpi / Cecília Ribeiro