Profissionais da saúde participam do Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária

06/04/2022 11h36 - Atualizado em 11/04/2022 13h03

O Espírito Santo recebeu mais um seminário promovido pelo Ministério da Saúde visando à qualificação da Atenção Primária e a melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Com apoio da Gerência de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), da Secretaria da Saúde (Sesa), profissionais estaduais e municipais da saúde capixaba se reuniram, nessa terça-feira (05), em Vitória, para acompanhar o evento “Qualificação do Desempenho na APS”.

Como oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o processo de custeio adequado e capacitar os municípios quanto ao financiamento da APS, o encontro, que também ocorreu de forma on-line, pelo canal da Sesa no Youtube, contou com a participação da diretora do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde, Renata Maria de Oliveira; do diretor-executivo do Fundo Nacional de Saúde, Dárcio Guedes Júnior; e do subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, José Maria Justo.

“Esse evento com o apoio do Ministério é essencial para que possamos fazer uma avaliação de como estão os indicadores da Atenção Primária em território capixaba como, por exemplo, o acompanhamento de gestantes, realização de preventivos e outras áreas essenciais. Essas ações são fundamentais para qualificar o acesso e proporcionar uma prevenção aos agravos e complicações de doença”, ressaltou José Maria Justo durante a abertura do seminário.

Em sua fala, a diretora do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde, Renata Oliveira agradeceu a parceria com a Sesa e os municípios capixabas a favor das conquistas do SUS. “Aproveito esse momento para agradecer todos os nossos colegas da Sesa e o secretário da Saúde, Nésio Fernandes, pela parceria. Acredito que o SUS é tripartite, e tudo que construímos nesse sistema é por meio dessa aliança”.

Participaram da abertura do seminário o superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins Lima; o vice-presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, Henrique Luis Follador; a chefe de Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri), Maria Fernanda Moratori Alves; e o gerente de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), Cristiano Araújo.

Durante todo o dia, os secretários municipais de saúde e seus coordenadores da APS, puderam acompanhar as mesas sobre temáticas que englobam importantes esferas da Atenção Primária, como discussões sobre o cuidado à pessoa com hipertensão e diabete, a saúde da mulher e a saúde da criança, entre outros. Além de esclarecer dúvidas sobre a inserção de dados dos pacientes no sistema, apresentar os desafios do cotidiano e propor estratégias para o maior acesso e cuidado integral à população.

Apresentação dos indicadores da APS no Espírito Santo

Em um dos momentos do seminário, a chefe de Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri), da Secretaria da Saúde, Maria Fernanda Moratori Alves, mostrou ao público o panorama da Atenção Primária à Saúde no Espírito Santo.

Maria Fernanda explicou que no ano de 2021, segundo dados disponibilizados pelo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), do Ministério da Saúde, o Estado passou a ter uma cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) de 74,94%. Enquanto que em 2020 foi de 65,11% e de 63,22%, em 2019.

O aumento observado na cobertura da ESF capixaba se deu, especialmente, segundo explicou Moratori, após o início das atividades do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), em 2019, com a estruturação do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

Atualmente, por meio do Qualifica-APS, mais de 1.000 profissionais da saúde entre médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros compõem equipes que atuam diretamente nas Unidades Básicas de Saúde de 86% dos municípios capixabas.

“Nossos melhores índices estão a partir de 2020 e, com isso, podemos concluir que o trabalho realizado pelo ICEPi está colaborando e muito para a melhora dos índices apresentados hoje”, destacou a chefe do núcleo.

Previne Brasil

O Previne Brasil é uma reestruturação na forma de enviar recursos aos municípios para investir nos cuidados básicos em Saúde, e busca incentivar os municípios a cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do Brasil, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.

Os critérios para repasse de recursos são: o número de pessoas acompanhadas nos serviços de saúde, principalmente quem recebe benefícios sociais, crianças e idosos; a melhoria das condições de saúde da população; e a adesão a programas estratégicos, como Saúde Bucal e Saúde na Hora.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

Assessoria de Comunicação - Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde