Qualifica-APS apresenta ações no 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade

13/11/2024 09h21

O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), marcará presença no 1º Congresso Brasileiro de Enfermagem de Família e Comunidade, no Rio de Janeiro, entre esta quinta-feira (14) e sábado (16). O componente de Provimento e Fixação de Profissionais, que integra o programa, vai apresentar quatro trabalhos e a Coordenação dos Programas de Residências em Saúde mediará uma mesa e também conduzirá uma oficina.

Intitulado “Especialização Lato Sensu em Serviço: Inovação na Experiência Capixaba de Formação de Trabalhadoras Enfermeiras na Atenção Primária à Saúde”, o trabalho analisa o aumento da cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS) no Espírito Santo, desde a criação do ICEPi até os resultados desses cinco anos de Provimento.

Outro estudo que será apresentado é um relato de experiência sobre a “Educação em Saúde no Cuidado Pré-Natal: a Vivência do Enfermeiro na Atenção Primária à Saúde”. As autoras descreveram algumas ações implementadas para a promoção da saúde materno-infantil, como a formação de grupos de gestantes na Unidade de Saúde da Família Jardim Marilândia, em Vila Velha, em parceria com os profissionais do município.

“A Educação Permanente sob a Ótica do Enfermeiro da Estratégia Saúde da Família: um Relato de Experiência” é o título de mais um trabalho que será apresentado no congresso. Trata-se de um relato de experiência que busca refletir sobre a vivência da educação permanente por enfermeiros que fizeram parte do Provimento no período de 2022 a junho de 2024.

O último estudo aborda “A Educação Permanente em Saúde de Enfermeiros para a Transformação da Realidade: o Olhar Docente”, detalhando a experiência dos docentes-assistenciais do Provimento na educação permanente de enfermeiros, na perspectiva do processo de ensino-aprendizagem.

Oficina e mesa-redonda

A coordenadora-geral dos Programas de Residências em Saúde do ICEPi, Thaís Maranhão, estará no congresso para a “Oficina para o Desenvolvimento do Currículo Baseado em Competências da Enfermagem de Família e Comunidade”, que pretende reunir enfermeiros de todo o País para retratar a prática da profissão na APS, por meio da experiência na assistência, na gestão, na pesquisa e/ou na docência. A oficina acontece nesta sexta-feira (15) e no sábado (16).

A coordenadora-geral participa também como moderadora da mesa-redonda “Eu Preceptor, Eu Tutor: Qual é o papel desta/es enfermeiras/os no Ensino da Enfermagem de Família e Comunidade?”, que também acontece nesta sexta-feira (15), das 14h às 16 horas.

O congresso é realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade, e vai reunir enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem e estudantes em uma programação que inclui mesas-redondas, apresentação de trabalhos em roda de conversa, concursos culturais e estandes.


Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br