Residência em Saúde Mental promove capacitação para profissionais sobre redução de danos

09/07/2024 15h43

Residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que atuam na região Sul de Saúde, promoveram o evento “Redução de danos é legal” para profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (Capaac). A formação aconteceu no dia 28 de junho, no Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps ad) de Cachoeiro de Itapemirim, um dos cenários de prática destes residentes.

O encontro propôs a reflexão da temática e a aplicabilidade da estratégia de redução de danos nos diferentes pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) como possibilidade de abordagem dentro da clínica e de educação em saúde. Redução de danos é uma estratégia de saúde pública que busca promover saúde e controlar possíveis consequências adversas ao consumo de álcool e outras drogas sem, necessariamente, interromper esse uso, buscando inclusão social e cidadania para os usuários.

A formação foi ministrada pelo coordenador do Aperfeiçoamento na APS com ênfase em Consultório na Rua do ICEPi, João Ferreira, que conduziu a palestra “Redução de danos e ampliação de possibilidades de vida”; e pelo psicólogo Gustavo Amaral, que apresentou o tema “A droga e as questões morais do cuidado”. O Aperfeiçoamento em Consultório na Rua faz parte do Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

“Da Residência em Saúde Mental, organizadora do evento, até o Consultório na Rua, do qual faço parte, tudo que envolve a redução de danos está dentro do escopo da APS. Essa foi uma capacitação sobre promoção, qualificação e expansão da vida”, destacou João Ferreira.

Integração no Qualifica-APS

A Residência Multiprofissional em Saúde Mental faz parte do Programa de Residência em Saúde do ICEPi e acontece de forma descentralizada, em todas as regiões do Estado, e em diferentes campos de prática, como hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como o componente de Provimento de Profissionais, que faz parte do Qualifica-APS. Isso permite uma integração da atuação na Raps, já que muitos campos de prática dos residentes contam com a presença de profissionais do Provimento.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde