Saúde recebe novos residentes em 15 Programas de Residências

04/03/2024 17h01

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), recepcionou, na última sexta-feira (1º), os novos residentes de 15 Programas de Residências Médicas, Multiprofissionais e Uniprofissionais. A atuação dos profissionais tem início no mês de março, em todas as regiões do Espírito Santo, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospitais e demais campos de prática.

Para este ano, foram disponibilizadas 245 novas vagas entre Residências Médicas (44 vagas) e Residências em Área Profissional da Saúde – Uni e Multiprofissional (201 vagas). Também houve a expansão de programas para os municípios de Jaguaré, Nova Venécia, Pancas e São Roque do Canaã, na região de saúde Central-Norte. As matrículas dos residentes continuam até o dia 31 de março.

O acolhimento dos residentes já matriculados contou com a participação do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; da gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli; e da coordenadora dos Programas de Residências, Juliana Mariano.

“O ICEPi faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), então temos o compromisso de pensar em uma formação que atenda às necessidades da população. Fazer educação permanente no âmbito do SUS é estratégico para nós”, disse o diretor Fabiano Ribeiro.

Carolina Perez Campagnoli explicou que o ICEPi é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) e uma Escola de Saúde Pública. “Nós aprimoramos as residências existentes e agora já iniciamos as turmas dos novos quatro programas aprovados em 2023, que são em Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência; em Atenção em Terapia Intensiva; em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e em Enfermagem Obstétrica”, explicou a gerente.

Já Juliana Mariano destacou que o Instituto tem obtido reconhecimento nacional na implementação de Programas de Residências, o que resultou na aprovação dos quatro novos programas. “Pelos próximos anos, os residentes poderão vivenciar uma formação em serviço que compreende as demandas dos territórios de atuação e poderão traçar projetos de intervenção para a melhoria dos serviços. Isso é possível pelo aspecto inovador do ICEPi, com residências descentralizadas, contemplando todas as regiões do Estado”, completou a coordenadora dos Programas de Residências.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br