Profissionais do ICEPi recebem visita do secretário de Saúde para alinhamento de estratégias

16/01/2025 11h14 - Atualizado em 16/01/2025 11h16

Com o objetivo de alinhar estratégias para melhorar o acesso da população capixaba à saúde, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) recebeu, nessa terça-feira (14), a visita do secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann. O encontro contou, ainda, com a participação do diretor-geral do Instituto, Fabiano Ribeiro, do gerente de Inovação, Ricardo dos Santos Costa, e da gerente de Ensino, Carolina Perez Campagnoli.

O secretário inicialmente percorreu toda a estrutura física do ICEPi e conheceu as equipes de cada setor, que fizeram um breve resumo de suas atribuições e, posteriormente, participou de uma apresentação realizada pelo diretor-geral do Instituto, onde foram destacados os trabalhos realizados pelo Instituto desde sua criação em 2019.

Tyago Hoffmann destacou alguns pontos relevantes que precisam ser trabalhados e que são metas do governo Renato Casagrande. Ressaltou, ainda, que conta com a parceria do ICEPi para esse trabalho. “Estar aqui hoje conhecendo o ICEPi, os indicadores que o colocam como uma das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil, que é modelo no país, é muito importante. Tenho certeza que com essa conversa a gente vai avançar ainda mais e entregar uma saúde muito melhor para os capixabas, porque esse é o objetivo da existência do ICEPi, formar pessoas e criar tecnologias que ajudem na entrega de saúde pública com qualidade aos cidadãos”.

Fabiano Ribeiro agradeceu a visita e apresentou dados importantes do trabalho desenvolvido pelo ICEPi. “Nós já criamos mais de 11 tecnologias que ajudaram a transformar a saúde pública no Espírito Santo, como o Gota de Vida, o Integra Saúde Capixaba, o Trabalha, Vacina e Confia, o Caça Dengue, o Observa TB, entre outros. Só em 2024, emitimos mais de 5 mil certificados a trabalhadores do Sistema Único de Saúde, nas pós-graduações, nos Programas de Residências em Saúde e nos cursos livres de atualização, aperfeiçoamento e participação em eventos”.

Ele também frisou que o ICEPi, hoje, conta com 1.154 profissionais atuando no Provimento de Fixação de Profissionais de forma qualificada em todo o Estado: médicos, cirurgiões-dentistas, enfermeiros, profissionais do Consultório na Rua e equipes multiprofissionais em 69 municípios capixabas que aderiram ao Componente de Provimento. “A expectativa é que os 78 municípios capixabas possam aderir à proposta. Atualmente, somos o 1º lugar em cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) no Sudeste e 12º no Brasil”, ressaltou.

Além disso, Ribeiro falou sobre os 15 Programas de Residência em Saúde, em residências médicas, multiprofissionais e uniprofissionais. “Essas são apenas algumas frentes de atuação do ICEPi e recebê-lo aqui para conhecer nosso trabalho está sendo muito importante porque unidos tenho certeza que desenvolveremos cada vez mais soluções tendo como foco sempre a melhora da saúde à população capixaba. Podemos criar muita tecnologia, tendo, inclusive, a Inteligência Artificial (IA) como um elemento a mais para alcançar esse propósito, meios eficazes proporcionando mais assertividade ao trabalho desses profissionais que atuam todos os dias na saúde com muita dedicação”.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Rachel Martins