Aperfeiçoamento em Consultório na Rua faz balanço de resultados de 2023 no ICEPi

21/12/2023 12h08

O IV Encontro Trimestral das Equipes Estaduais do Aperfeiçoamento em Atenção Primária com ênfase em Consultório na Rua (CnR), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), aconteceu na última semana, na sede do ICEPi, em Vitória, as equipes deram um parâmetro geral das realizações ao longo do ano com balanço de 2023.

Durante o evento, os integrantes conversaram com a coordenadora do Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, Thais Maranhão, e com docentes-assistenciais sobre os processos e resultados alcançados ao longo deste ano.

Para o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, poder cuidar da vida dessas pessoas em situação de rua, é uma necessidade real. “Por mais que tenha esse estereótipo, esse imaginário social de uma população invisibilizada, são pessoas reais, seres humanos, cidadãos e usuários que têm direitos e deveres como qualquer outro cidadão. Por isso, faço meu trabalho com muito prazer e tento ao máximo apoiar o trabalho de vocês”, disse o diretor.

Docente-assistencial da equipe de São Mateus, no Norte do Estado, a enfermeira Monara Souza Vieira ressaltou a importância da participação de sua equipe no encontro trimestral. De acordo com ela, o evento mostrou a magnitude dos resultados construídos por meio da formação no aperfeiçoamento de Consultório na Rua. “Tivemos o monitoramento deste ano, que enfatizou todas as ações e resultados das equipes do consultório por quadrimestres, além de viabilizar a potencialidade das ações das novas equipes, como as de São Mateus e de Serra, que ingressaram em agosto”, relatou a profissional da saúde.

Rita Dias, referência técnica do Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri), da Secretaria da Saúde (Sesa), que atua na Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), esteve presente no evento e fez uma projeção para o ano de 2024. “Que a gente consiga também continuar fazendo esse trabalho de mãos dadas, em 2024, porque quando nós estamos aqui, todos de mãos dadas, não importa de onde é, não importa qual a sua formação, juntos vamos minimizar o sofrimento de quem tá na rua”, afirmou.

Por ser uma atividade de educação permanente, além das equipes do Provimento do ICEPi, também esteve presente a equipe do Consultório na Rua de Vitória.

Consultório Na Rua

O Aperfeiçoamento em Atenção Primária com Ênfase em Consultório na Rua faz parte do Provimento do ICEPi, que integra o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Os profissionais aprendem com atividades práticas, teóricas e teóricas-práticas como garantir o acesso com equidade a essa população historicamente invisibilizada, além de debater temas como processos de trabalho, organizações de fluxo e gerenciamento do cuidado.

As equipes são formadas por enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, profissionais de Educação Física e agentes sociais.

No total, são oito equipes em seis municípios capixabas (Aracruz, São Mateus, Cariacica, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim e Serra), que contam com profissionais em formação pelo ICEPi.

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos/