Aplicativo Gota de Vida conquista Prêmio Inoves 2024 na categoria ‘Projeto em Desenvolvimento’

13/12/2024 15h59 - Atualizado em 16/12/2024 12h59

O aplicativo Gota de Vida, criado para incentivar e facilitar as doações de sangue no Espírito Santo, é um dos vencedores do Prêmio Inoves 2024 na categoria “Projeto em Desenvolvimento”, na esfera do Poder Executivo Estadual. O aplicativo foi desenvolvido pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Inovação, Ensino e Pesquisa em Saúde (ICEPi), em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes).

Lançado em junho de 2023, o Gota de Vida alcançou a marca de 10 mil downloads em outubro deste ano. Ele está disponível de forma gratuita nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Android e iOS, ou pode ser baixado por meio deste link https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/

Além disso, o aplicativo disponibiliza diversas funcionalidades que facilitam a jornada dos doadores de sangue, como agendamento on-line, mapa dos hemocentros, estoques de sangue e muito mais.

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, comemora a conquista do prêmio e ressalta como a inovação em saúde impacta diretamente na vida das pessoas, facilitando o acesso e aprimorando os serviços. “É o reconhecimento e a celebração da dedicação dos nossos pesquisadores, demonstrando que a inovação tecnológica resulta em benefícios para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nosso principal objetivo com o aplicativo é fomentar a cultura de doação de sangue, estimulando novos doadores e também facilitando para os que já doam com frequência”, explicou.

Um dos usuários do aplicativo é o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte. Doador regular, ele conta que suas doações acontecem assim que recebe a notificação do aplicativo informando que está apto para doar novamente. O secretário parabenizou a equipe pela conquista e falou um pouco sobre a importância do aplicativo para a sociedade. “O uso da tecnologia e da inovação na saúde é uma das iniciativas da Secretaria da Saúde, e Gota de Vida é um exemplo importante deste nosso trabalho. Poder unir a saúde digital em uma atividade que salva vidas representa muito para a saúde pública. Parabenizo toda equipe por esta conquista e que possamos continuar desenvolvendo aplicabilidades em prol da sociedade e do SUS”, disse Duarte.

O desenvolvimento do aplicativo foi feito pelos pesquisadores do ICEPi Fábio Daniel Mazioli Alvarenga e Giulyana Mazioli Alvarenga, que fazem parte da Coordenação de Avaliação e Captação de Novas Tecnologias, do Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS). O Gota de Vida já recebeu o certificado de Registro de Programa de Computador e também teve sua marca registrada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)

Conheça o aplicativo


O Gota de Vida permite o agendamento on-line das doações, conta com um questionário de aptidão e com o mapa dos hemocentros da rede estadual, além de notificar os usuários sobre as datas das próximas doações.

O aplicativo também apresenta gamificação, questionários interativos relacionados à doação e a possibilidade de solicitar doação de sangue para os hemocentros de toda a rede estadual. Atualmente, o Gota de Vida oferece e direciona os agendamentos para cinco unidades que compõem o Hemocentro do Estado, localizadas em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus.

Os usuários podem ainda realizar a atualização do registro no cadastro de voluntários para a doação de medula óssea e controlar o histórico de doações, após a instalação do aplicativo.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br