Apoio Institucional promove formação para gestores de Unidades Básicas na Serra

22/02/2024 10h24 - Atualizado em 22/02/2024 10h36

A formação de profissionais da saúde é uma das principais frentes de atuação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), assim como o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). Pensando nisso, o projeto de Apoio Institucional vai realizar o 2º Ciclo de Educação Permanente para Gerentes de Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município da Serra.

Serão realizadas diversas oficinas, a partir do dia 13 de março, visando possibilitar trocas de experiências, a reflexão sobre o processo de trabalho, a construção de novos saberes e a atualização quanto aos fluxos municipais de áreas técnicas, como Vigilância em Saúde e Sistemas de Informação em Saúde.

O primeiro ciclo foi realizado entre março e dezembro de 2023, totalizando dez oficinas. Participaram 42 gerentes das UBS e também referências técnicas municipais. Alguns temas trabalhados foram Imunização, Assistência Farmacêutica, Saúde da Criança, Saúde Mental, Saúde da Mulher, Saúde Bucal e outros.

A apoiadora Lorena Caran explicou que as oficinas foram pensadas a partir da necessidade de abordagem de cada tema para aumentar a resolutividade da APS na Serra. “Os gerentes avaliaram positivamente os encontros e se mostraram satisfeitos em estar junto às referências técnicas, visando o desenvolvimento coletivo de soluções para os desafios de cada Unidade de Saúde. A formação foi um espaço de diálogo que ampliou a reflexão sobre os processos de trabalho na Atenção Primária”, disse a apoiadora.

Apoio Institucional

O projeto de Apoio Institucional está inserido no âmbito do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Sustentado por meio da estratégia de gestão compartilhada, atua prioritariamente na qualificação dos processos de trabalho com os gestores municipais e trabalhadores, desenvolvendo mutuamente melhorias que perpassam por toda a Rede de Atenção à Saúde.

O objetivo é apoiar e qualificar os processos de trabalho, em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios, estimulando melhorias na organização dos serviços e na promoção da integração das Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond