Cursos de especialização do ICEPi são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação

27/09/2021 11h29

Quatro cursos de especialização em saúde voltados à Atenção Primária e à Vigilância em Saúde, idealizados pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), foram aprovados pelo Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo (CEE/ES). São eles: curso de Pós-Graduação em Enfermagem com Ênfase em Estratégia da Família e Comunidade; curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Medicina, Família e Comunidade; curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Odontologia com Ênfase na Estratégia da Saúde da Família e Comunidade; e o curso de Pós-Graduação em Planejamento, Gestão e Governança de Redes de Atenção e Vigilância em Saúde.

As especializações serão voltadas aos profissionais do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Com essa novidade, médicos, enfermeiros e dentistas que atuam nos municípios poderão fazer os cursos dentro da carga horária do programa.

A previsão é de que as aulas tenham início em dezembro deste ano, com duração de um ano de atividades. Enquanto durar a pandemia da Covid-19, os encontros ocorrem de maneira semipresencial. Futuramente, os encontros serão presenciais, com polos em Linhares, Colatina, São Mateus, Vitória e Cachoeiro de Itapemirim.

Como vai funcionar

O Curso de Pós-Graduação em Planejamento, Gestão e Governança de Redes de Atenção e Vigilância em Saúde, partiu de um aperfeiçoamento realizado com os municípios, conforme explica o gerente de Ensino do ICEPi, Luiz Cláudio Oliveira.

“Aproveitamos um aperfeiçoamento que nós começamos e um movimento que a Secretaria da Saúde iniciou em abril para apoiar os municípios a construir os seus Planos Municipais de Saúde. Vamos aproveitar o módulo que terminou em setembro para ser inserido no curso. O produto desse módulo foi a criação dos planos que os municípios vão entregar aos prefeitos”, disse Oliveira.

O curso foi elaborado em parceria com a Subsecretaria de Planejamento e Transparência da Saúde (SSEPLANTS) e teve adesão da maioria dos municípios. O coordenador detalha que na Subsecretaria foi organizada a construção dos planos e o ICEPi entrou com a parte pedagógica.

“As especializações são voltadas para a área de Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). É onde estamos focados para evitar uma sobrecarga do sistema e dos hospitais”, explicou Oliveira.

Qualifica-APS

O Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) tem como objetivo promover a cooperação entre o Estado e os municípios, por meio do recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária.

Atualmente o programa conta com 946 profissionais em formação, presentes em 86% dos municípios capixabas, dando assistência para cerca de dois milhões de habitantes, de acordo com os dados de julho de 2021.

Os grandes diferenciais do programa são a utilização de metodologias inovadoras de ensino, o estímulo às iniciativas de pesquisas aplicadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a diminuição da carência de profissionais em regiões de dificuldade de fixação, aumentando a oferta de profissionais de saúde no maior número de municípios.

Informações à Imprensa

Gabriel Torobay/ Mayra Scarpi