Edital credencia docentes para Pós-Graduação sobre Imunizações

19/12/2023 12h59

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) lançou, na última semana, o edital 043/2023, que irá credenciar docentes para o curso de Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional na Área de Imunizações. As inscrições vão até o dia 13 de março de 2024 e podem ser realizadas pelo site do ICEPi, no link https://sga.saude.es.gov.br/f/7xUeNaWQ

Os candidatos precisam ter mestrado ou doutorado e experiência profissional comprovada de, no mínimo, um ano na área de Imunização, podendo ser em serviços básicos de saúde, secretarias de Saúde ou atuação como docente em disciplinas relacionadas à Imunização.

O edital completo pode ser consultado no site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos

O curso

O curso de Pós-Graduação em Cuidado Interprofissional na Área de Imunizações foi criado para formar profissionais, a fim de aprimorar ações de estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) e sob o olhar da vigilância em saúde, como forma de garantir mudanças no modelo assistencial em todo o Estado. É o primeiro curso do País em Cuidado Interprofissional na área de imunizações ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Com duração de um ano, a pós-graduação é voltada, exclusivamente, a profissionais de saúde graduados e habilitados em administração de imunobiológicos e que estejam lotados em secretarias municipais de Saúde, nas superintendências Regionais de Saúde e na Secretaria da Saúde (Sesa). Na primeira turma, 84 discentes foram selecionados por meio do processo seletivo.

As aulas teóricas serão realizadas em um sábado por mês nos quatro polos regionais: Cachoeiro de Itapemirim, Vitória, Nova Venécia e Linhares. Já as aulas teórico-práticas acontecem a cada 15 dias, nas sextas-feiras, em 12 micropolos, que são na Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Bom Jesus do Norte, Iúna, Cachoeiro de Itapemirim, Vila Velha, Serra, Cariacica, Domingos Martins, Nova Venécia, São Mateus, Linhares, Colatina e Santa Teresa.

O curso está estruturado em cinco unidades educacionais interdisciplinares, incluindo o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que serão apresentados projetos de intervenção.

Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Luciana Almeida / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br