Edital credencia municípios para receberem estudantes de graduação em saúde para Programa de Estágio de Vivências no SUS
A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), iniciou o período de adesão dos municípios do Espírito Santo à etapa piloto do Programa de Estágio de Vivência no Sistema Único de Saúde (SUS). O estágio, voltado para estudantes de graduação da área da saúde, está previsto para ocorrer em julho deste ano, por período de sete dias.
Os municípios interessados em participar devem preencher o Termo de Adesão disponível no edital ICEPi/Sesa nº 030/2024, que pode ser acessado no site https://icepi.es.gov.br/Media/ICEPi/Arquivos-ICEPi/TermodeAdesao.docx.
A formalização deve ser feita até terça-feira (21), com envio do documento para o e-mail: icepi.gesp@saude.es.gov.br.
A proposta do Programa é proporcionar uma imersão no SUS, para que os universitários vivenciem uma semana de aprendizados teóricos e práticos, com o objetivo de contribuir para a qualidade da formação dos futuros profissionais de saúde, integrando ensino, serviço e comunidade em uma vivência real nas rotinas do SUS.
Como funciona
Os municípios selecionados a partir da adesão receberão um grupo de até 12 estudantes para vivenciar a realidade dos territórios e dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Especializada e hospitalar; bem como serviços da gestão, planejamento e Vigilância em Saúde.
Edital disponível também para seleção de estudantes
O edital que seleciona os universitários para participação do Programa também está disponível no endereço eletrônico https://icepi.es.gov.br/editais/abertos. As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (20).
Podem se candidatar estudantes de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, matriculados em instituições de ensino superior no Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi