Farmácia Cidadã Estadual de Cariacica atendeu mais de 100 mil pacientes em 2023

02/01/2024 13h06

Referência para seis municípios, a Farmácia Cidadã do CRE Metropolitano, em Cariacica, atendeu a 8.900 pacientes/mês, em média, durante o ano de 2023, tendo cadastrados 14.975 pacientes.

Com volume crescente de pessoas que buscam por componentes especializados, a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (GEAF), da Secretaria da Saúde (Sesa), estruturou novos serviços nos últimos anos para facilitar o acesso da população, além de qualificar o atendimento.

O cidadão que queira iniciar a abertura de processo pode realizá-la de forma on-line, em casa, no trabalho, ou de qualquer lugar onde esteja conectado à internet. A solicitação de abertura de processo é o primeiro passo para dar início ao atendimento das Farmácias Cidadãs Estaduais para a aquisição da medicação de componente especializado, da fórmula nutricional ou insumo.

“A automatização que as aberturas de processo on-line proporcionam nos ajudam também na organização de atendimento dentro das próprias unidades, e a evitar que os cidadãos fiquem em filas aguardando. O cidadão que queira realizar esse primeiro processo de forma on-line, precisa se cadastrar no Portal do Cidadão, do Governo do Estado, e lá mesmo encaminhar as documentações e a solicitação. Tendo aguardado o prazo informado no ato da abertura, o cidadão pode procurar uma unidade ou ligar na central telefônica nos números 27 3636-8416 ou final 17 ou 18 para saber do andamento do seu processo e, caso aprovado, agendar a data e horário para a retirada do medicamento na unidade mais próxima de sua residência”, explicou a coordenadora de Núcleo Especial de Medicamentos Excepcionais e Básicos, Grazielle Massariol Mori.

Na unidade de Cariacica também foi implementado o projeto piloto da triagem especializada. Trata-se de um remodelamento de processo de trabalho de abertura de processo presencial, onde toda a documentação do usuário é conferida previamente, antes mesmo dele entrar na fila de atendimento. “Isso evita desperdício de tempo do usuário, pois ele é alertado sobre a falta ou inconsistência de algum exame e/ou documento no momento de sua chegada à unidade. Nosso objetivo é melhorar a experiência do usuário na Farmácia Cidadã”, completou Grazielle. O Acesso Cidadão está disponível neste link https://encurtador.com.br/jzFJQ


Balanço das ações da SRSV

A Farmácia Cidadã em Cariacica integra o complexo de serviços do CRE Metropolitano. No endereço também funciona a Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV) – responsável pela gestão de serviços de saúde na Região Metropolitana que abrange 23 municípios.

A superintendente Emilia Marchette destaca ações importantes executadas no ano de 2023, como dados do Núcleo de Vigilância em Saúde (NVS); do Núcleo de Regulação Ambulatorial (NRA), do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), a Cobertura Potencial da Atenção Primária (APS) e de alguns programas da Regional Metropolitana.

“Tivemos um esforço de educação e de prevenção do Núcleo de Vigilância em Saúde (NVS), que está sob a coordenação de Gabriela Maria Coli Seidel. É um grande desafio o trabalho da SRSV e do CRE Metropolitano, mas é fácil perceber como todos e todas são guerreiros focados em um único propósito: prestar um atendimento de qualidade aos usuários”, ressaltou Emilia Marchette.

O NVS desenvolve atividades de vigilância epidemiológica, ambiental e Saúde do Trabalhador proporcionando apoio técnico e operacional aos 23 municípios que fazem parte de seu escopo de atuação (Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória). Além disso, compõem comitês estaduais, câmaras técnicas, Comissão Intergestores Regional (CIR), Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) e Humanização. No caso da Vigilância Sanitária, os municípios são assistidos sempre pela equipe da Sesa Central.

No NVS, em 2023, foram realizadas 306 reuniões, de alinhamento e de interface; 173 capacitações, com 4.400 profissionais capacitados; 54 visitas técnicas e 54 investigações de rumores (situações de prováveis surtos ou surgimento de alguma doença menos prevalente, realizado pelo ponto focal do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde - CIEVS). Também foram divulgados e 104 boletins epidemiológicos. Além disso, foram inscritos 13 trabalhos na Mostra de Experiências Bem-sucedidas - 4ª ExpovigES, sendo quatro trabalhos apresentados de forma oral e dois em formato de banner.

Segundo a coordenadora no NVS, Gabriela Seidel, em relação aos agravos e programas que são executados pelo NVS, são desenvolvidas diversas atividades internas e externas. Entre elas, reuniões, capacitações, visitas técnicas, supervisões, monitoramentos, confecção de boletins, distribuição de medicamentos e outras.

Ela explica que os últimos anos têm se mostrado um grande desafio para o NVS, com surto de febre amarela, casos suspeitos de febre do Nilo Ocidental, epidemias de dengue e chikungunya, a microcefalia devido aos casos de Zika, o retorno dos casos de sarampo, os casos de Monkeypox, a baixa cobertura vacinal e o maior de todos, a pandemia da Covid-19.

“A equipe do NVS tem se empenhado nesse processo de melhoria constante e apoio técnico aos municípios e o planejamento para execução de ações de prevenção tem sido o nosso maior foco, visto que esse é o principal trabalho do NVS, por meio de visitas técnicas, reuniões e, principalmente, de capacitação dos profissionais”, pontuou Gabriela Seidel.

Ainda em 2023 foram realizadas diversas ações importantes no NVS. Destaque para os trabalhos em relação às arboviroses, uma vez que o Espírito Santo tem enfrentado neste ano a sua maior epidemia. “Diante disso, a equipe técnica das arboviroses tem desenvolvido um trabalho intenso para o seu enfrentamento. E continuamos nesse processo, uma vez que em relação à dengue, por exemplo, temos a reintrodução do sorotipo DENV2 no Estado e DENV3 e DENV4 no Brasil, que não circulam há mais de 10 anos por aqui. Então, epidemiologicamente, temos uma previsão de manutenção do quadro epidêmico para o ano de 2024”, alertou.

Outro trabalho que merece destaque, explica a coordenadora do NVS, foi a habilitação do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Metropolitano): “Atualmente, contamos com uma equipe de oito profissionais para prestar apoio técnico aos municípios e desenvolver atividades regionais voltadas para a Vigilância em Saúde do Trabalhador. Essa equipe regional tem fortalecido ações com os municípios, contribuindo para a melhora da saúde da nossa população economicamente ativa.”

Planejamento Estratégico

A SRSV, com o apoio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), realizou entre novembro e dezembro de 2023, com o apoio das referências técnicas do local, a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico para 2024. Além de definir as diretrizes de ações para o ano que está chegando, o trabalho teve também como objetivo estabelecer a missão, a visão e os valores da SRSV e do CRE Metropolitano. Foram realizados dois encontros e ainda haverá mais dois, sendo que um já será para apresentar a todos os servidores da SRSV e CRE Metropolitano o documento final.

A superintendente da SRSV, Emilia Marchetti, explica a importância do trabalho coletivo para a formatação de um Plano Estratégico: “Essas dinâmicas realizadas com a participação das referências técnicas foram muito importantes para a elaboração dessas diretrizes, é a construção de um senso comum para que possamos alcançar a excelência dentro daquilo que almejamos e propomos a nós mesmos. As ideias brotadas desses dois encontros deram luz a uma diversidade de propostas para buscarmos a melhoria dos processos.”

Para Emília Marchette, as perspectivas para 2024 são voltadas com o objetivo de potencializar pontos fortes e oportunidades da SRSV, considerando processos, desenvolvimento de pessoas e ensino e pesquisa.

“Estão previstos o mapeamento de processos, com as interfaces, gestão de riscos e monitoramento de resultados, além da automação de processos manuais e a ampliação de oferta de consultas e exames, ampliando o credenciamento de novos prestadores de serviços. A meta também é fortalecer as parcerias com instituições de ensino e a atuação do ICEPi com projetos de inovação no campo de prática da SRSV. E, ainda, a utilização de recursos tecnológicos para ampliar a atuação dos setores e promover o desenvolvimento das lideranças que já atuam para um papel de referência em alta performance, promovendo, assim, a melhoria nos processos de trabalho e assistenciais com maior eficiência e segurança para o usuário de SUS, com redução de desperdícios e maior satisfação dos mesmos dentro da sua experiência como paciente”, disse superintendente da SRSV.


* Confira outros dados de 2023 na SRSV

Núcleo de Regulação Ambulatorial

- 225.675 consultas agendadas;

- 139.129 exames agendados;

- 135 dias foi o tempo médio para a realização de consultas;

- 100 dias foi o tempo médio para a realização de exames;

- 29% em média de absenteísmo.

Programas

- 1.545 pacientes ativos no Programa de Ostomizados;

- 129.469 itens dispensados no Programa de Ostomizados;

- 8.145 atendimentos no Programa de Oxigênio e Asma (POA);

- 923 pacientes atendidos pelo POA;

- 2.116 aparelhos de suporte do POA;

- 377 oxigenoterapia domiciliar;

CRE Metropolitano

Exames

- Houve uma ampliação de acesso em sete itens de exames por cinco processos de licitação - fase de treinamento do prestador e agendas. Foram 67.668 exames de eletroneuromiografia; endoscopia - colonoscopia; estudo urodinâmico; espirometria; audiometria e BERA.

Consultas

- Houve ampliação de 903 consultas no CRE Metropolitano, realizadas aos sábados, com 27% de absenteísmo. O agendamento foi mediante confirmação 48 horas antes do atendimento.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br 

Rachel Martins

Supervisora de Comunicação em Saúde ICEPi
rachelmartins@saude.es.org.br