Gestores da Saúde discutem temáticas de qualificação do SUS durante evento do Cosems

06/05/2023 10h09 - Atualizado em 12/05/2023 10h10

Com o intuito de proporcionar o alinhamento de estratégias na área da Saúde e discutir a ampliação do acesso aos serviços, o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES) realizou, nesta quinta (04) e sexta-feira (05), o VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo.

O encontro teve as participações do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Nésio Fernandes; do secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte; do diretor do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Fabiano Ribeiro; além de gestores e técnicos dos 78 municípios do Estado.

Na solenidade de abertura, o secretário Miguel Duarte destacou os objetivos da gestão Estadual para os próximos anos e a importância da proximidade e coordenação com os municípios capixabas.

“O alinhamento entre gestores estaduais e municipais é fundamental para garantir maior acesso aos serviços e diminuir a fila para realização de consultas, exames e cirurgias. Nossas equipes estão empenhadas em proporcionar a melhor assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Em decorrência da pandemia, hoje o Estado conta com a incorporação de mais 800 leitos na rede e a expectativa é que outros 1.000 sejam entregues posteriormente, ampliando ainda mais a estrutura para atendimento à população”, destacou o secretário da Saúde.

Já a presidente do Cosems/ES, Sandra Lupim, destacou a importância do evento na construção da história do SUS capixaba. “A grandeza desse momento está na disposição de cada gestor e seus técnicos em empoderar e qualificar a gestão dos SUS em cada município do Espírito Santo. Os desafios são grandes, mas não maiores que nosso comprometimento. A presença de cada um aqui fortalece nosso colegiado e a saúde pública do nosso Estado”, ressaltou.

Durante os dois dias de evento, foram discutidas diversas temáticas relacionadas ao Sistema Único de Saúde e novas propostas de assistência, entre elas a perspectiva da saúde digital, assistência farmacêutica e regionalização da saúde com foco nas Redes de Atenção à Luz da Integralidade do Cuidado.

Em sua apresentação, o secretário de Atenção Primária à Saúde do MS abordou as perspectivas para a Atenção Primária à Saúde do futuro e apresentou o novo modelo do Mais Médicos no Brasil. “Estou honrado em participar desse encontro e tenho como objetivo consolidar ainda mais a aliança entre a União e o Estado, buscando, dessa forma, o apoio aos municípios no processo de expansão e qualidade da assistência, especialmente na APS”, disse Fernandes.

Também estiveram presentes o superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin; os superintendentes de Saúde da região Metropolitana e Sul, Cybeli Pandini e Márcio Clayton da Silva; o analista de APS e assessor técnico do gabinete da Secretária de Atenção Primária do Ministério da Saúde, José Maria Justo; gerentes de Ensino e de Inovação em Saúde do ICEPi, Bárbara Farias e Isabela Oliveira, respectivamente; entre outros membros do ICEPi.

VI Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”

Durante o VII Congresso Estadual de Secretarias Municipais do Espírito Santo, profissionais do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), do ICEPi, participaram da VI Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS” e apresentaram trabalhos desenvolvidos com usuários do SUS nos municípios de Domingos Martins, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Velha.

Os projetos foram desenvolvidos de acordo com as necessidades observadas em cada público, tendo como objetivo garantir a ampliação e qualificação da assistência em saúde e proporcionar melhoria da resolutividade. Foram abordados quatro temas, sendo um de cada município, com as respectivas abordagens: comunicação em saúde com famílias pomeranas; acompanhamento multiprofissional e em rede em saúde mental; acompanhamento multiprofissional para idosos no projeto bem viver; e acompanhamento multiprofissional de Consultório na Rua.

Para o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, as apresentações demonstram a excelência da formação em saúde ofertada pelo Instituto. Ele também destacou a importância da cooperação com os municípios e como o atendimento à população está mais qualificado.

“O ICEPi tem a premissa de ensino, pesquisa e inovação. A apresentação dos trabalhos realizados pelos profissionais que são ou já foram qualificados pela formação em saúde ofertada pelo Qualifica-APS, demonstra a excelência do programa e evidencia os benefícios para o usuário do SUS, que passa a ter uma assistência com mais qualidade e resolutividade. A nossa estratégia é garantir cada vez mais a qualificação da Atenção Primária em todo o Estado”, ressaltou.

Ao todo foram inscritos 73 trabalhos das três regiões de Saúde do Espírito Santo, sendo 12 deles apresentados na Mostra.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais