Governo do Estado seleciona mais 60 médicos para atuação na Atenção Primária à Saúde

24/11/2022 13h30 - Atualizado em 24/11/2022 13h44

Mais de 60 médicos que foram selecionados pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para atuarem na Atenção Primária à Saúde (APS) realizaram a adesão em outubro, na Secretaria da Saúde (Sesa). Os médicos fazem parte do componente de Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) e vão se somar aos 434 profissionais que já participam do programa de aperfeiçoamento.

O programa tem o objetivo de qualificar, fortalecer e ampliar o acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, os médicos vão atuar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todas as regiões do Espírito Santo.

Durante a adesão dos selecionados, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, destacou que o Instituto conta com mais de 70 projetos de inovação no Estado. "O ICEPi é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) pública e a ideia é trazer para o SUS a pesquisa e o ensino como estratégia principal de inovação. Sem o serviço, nós não conseguiríamos formar os profissionais de saúde", explicou.

 

 Qualifica-APS

 O Qualifica-APS visa a qualificar e aumentar a resolutividade da APS com foco na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e efetivar a Política de Educação Permanente em Saúde por meio da integração ensino-serviço, proporcionando a formação de profissionais de saúde para atuação no Sistema Único de Saúde.

 

Os profissionais têm seu processo de formação baseado em metodologias inovadoras de ensino, com carga horária dedicada para atividades práticas, teórico-práticas e teóricas, como treinamentos e pesquisas. Além de atuarem nas unidades de saúde, os médicos farão uma formação com ênfase em Medicina de Família e Comunidade.

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde

Lorena Zonta