ICEPi amplia a captação de recursos da SESA para execução de projetos de ensino, pesquisa e inovação no SUS capixaba

17/01/2023 15h13 - Atualizado em 18/01/2023 10h33

Quatro projetos de ensino, pesquisa e inovação desenvolvidos pela Secretaria da Saúde, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foram contemplados com recursos financeiros em mais de R$ 2 milhões para a sua execução visando ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Os projetos foram selecionados em editais públicos em 2022, e os recursos também contribuem para a manutenção e ampliação dos resultados alcançados por projetos já vigentes.

Os projetos contemplados são “Ampliação e modernização da Rede de Atenção Especializada no Espírito Santo, que será desenvolvido no Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes)”; “Criação do Ambulatório de Cuidados Integrados no Núcleo de Onco Hematologia, no Hospital Infantil Estadual Nossa Senhora da Glória (HINSG)”; “Agentes Jovens Promotores de Saúde” e “Educação Popular em Saúde na Região Nordeste do Estado – Interlocução entre memória, arte, cultura e saúde”.

Os editais nos quais os projetos foram selecionados são da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes) e edital público de emendas parlamentares.

Segundo o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, a captação de recursos para novos projetos e ampliação dos que já ocorrem visa a contribuir para o acesso da população a serviços de saúde mais qualificados. “A captação de recursos é um dos resultados significativos que alcançamos no último ano. Isso possibilita a implantação de ações de inovadoras na saúde, que vão atender diretamente à população capixaba", ressaltou.

Coordenação de Projetos de Inovação e Captação de Recursos na Saúde

A captação de recursos no âmbito do ICEPi tem o objetivo de ampliar a atuação dos projetos na área de extensão em saúde, fortalecendo a integração entre o ensino e a comunidade.

“A área de captação de recursos tem uma importância estratégica não só pela garantia de sustentabilidade financeira, mas também por abrir a oportunidade de financiamento e fortalecimento dos projetos e, consequentemente, o fortalecimento do ICEPi, ampliando nossa rede de parceiros. São projetos de inovação em saúde que impactam diretamente na vida das pessoas, contribuindo para o acesso e a qualidade da saúde em âmbito estadual”, ressaltou a supervisora de Captação de Recursos, Isabela Oliveira.

A Coordenação de Projetos de Inovação e Captação de Recursos é subdivida em três áreas: Projetos de Inovação, Captação de Recursos e Ciências de Dados e integra o Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS).

Em 2022, a equipe realizou visitas técnicas, apresentações institucionais, benchmarking (avaliação corporativa) e relações institucionais, possibilitando a captação de recursos para o fortalecimento dos projetos no SUS capixaba.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde