ICEPi apresenta ferramentas inovadoras no Conexão ES

30/10/2023 16h00 - Atualizado em 30/10/2023 16h34

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) vai apresentar duas ferramentas inovadoras no evento Conexão ES – Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o aplicativo Gota de Vida e o jogo educativo Caça Dengue. O evento acontece nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no Boulevard Shopping, em Vila Velha.

As equipes que desenvolveram as ferramentas estarão no estande do ICEPi para demonstrar o funcionamento e os participantes poderão baixar gratuitamente o aplicativo e jogar o Caça Dengue. Ambas as ferramentas foram registradas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

Caça Dengue

O "Caça Dengue" é um jogo educativo e foi criado para ser mais um aliado na luta contra a doença. O objetivo principal é informar e conscientizar os jogadores sobre os perigos da Dengue e de como se prevenir, combatendo o mosquito transmissor, Aedes aegypti.

O jogo recebeu, recentemente, o Certificado de Registro de Programa de Computador, pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), ou seja, foi registrado e já está com a propriedade intelectual protegida.

A narrativa do jogo introduz os conceitos básicos da doença, seus sintomas e a importância de eliminar os focos do mosquito. Além disso, o App também fornece as ferramentas necessárias para o jogador tornar suas comunidades mais seguras.

Gota de Vida

O Gota de Vida, criado em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), apresenta diversas funcionalidades com o objetivo de fomentar a cultura de doação de sangue no Estado.

Pelo aplicativo, disponível na Apple Store e no Google Play, é possível agendar uma doação nos hemocentros da rede estadual, realizar um questionário sobre os critérios necessários para doar e acessar os endereços dos locais de doação. Também é possível fazer pedidos de doação e publicações formatadas adequadamente para as redes sociais.

O evento

A Conexão Ciência ES - Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é um evento apoiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio do Programa de Popularização da Inovação (INOVAPOP).

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos/ Mike Figueiredo / Luciana Almeida
asscom@saude.es.gov.br

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond