ICEPi apresenta palestra no I Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental
Integrante do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ), do ICEPi, a enfermeira Julieta dos Santos Silva participou como palestrante no I Fórum de Direitos Humanos e Saúde Mental, promovido em Presidente Kennedy, pela Secretaria Municipal de Saúde, no dia 16 de outubro.
Enfermeira reguladora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), no Centro de Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, ela ministrou uma palestra sobre o fluxo da unidade, que é a porta de entrada do SUS para internações psiquiátricas no sul do Estado.
Em sua apresentação, explicou como acontece a oferta do serviço e o acesso do paciente. Também detalhou como é o perfil de atendimento, o fluxograma de atendimento do pronto-socorro, a área de abrangência e as articulações. E destacou, ainda, o impacto do programa no CAPAAC.
“Como o evento reuniu vários representantes de equipes técnicas em saúde mental, aproveitamos esse momento, também, para discutirmos articulações com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), no intuito de alcançarmos melhorias nos processos de trabalho e na transição de cuidados, garantindo o acesso do paciente em qualquer nível de atenção”, frisou Julieta dos Santos Silva.
Implantado no CAPAAC em maio de 2020, o NIR tem como objetivo otimizar o acesso e giro dos leitos hospitalares para atender a um maior número de pacientes. Desde então, a unidade tem alcançado importantes resultados, como a redução no tempo de permanência no leito. A média atual é de 20 a 25 dias.
Ainda a partir do núcleo, para além dos 26 municípios sulinos, o CAPAAC passou a ser referência, também, para oito municípios da Região Metropolitana de Saúde, via regulação de vagas pelo Núcleo Especial de Regulação de Internação (NERI), da Secretaria da Saúde (Sesa). São eles: Guarapari, Afonso Cláudio, Ibatiba, Conceição de Castelo, Brejetuba, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Marechal Floriano.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br
Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Bezerra