ICEPi apresenta resultados de 2021 e plano de ação para 2022

16/12/2021 18h11 - Atualizado em 17/12/2021 09h11

Mais de 600 vagas para os Programas de Residências e 400 vagas para cursos de especialização. Estes são alguns dos objetivos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para 2022.

O plano de ação para o próximo ano e os resultados de 2021 foram apresentados, nessa terça-feira (14), no Alice Vitória Hotel, em Vitória, em um evento que contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; os subsecretários e superintendentes das Regionais de Saúde.

“Nós acreditamos que os processos de inovação são imprescindíveis para vencer os desafios da nossa era. Colocamos os municípios conosco e o Governo do Estado está presente também na Atenção Básica. Nos interessa ter a dimensão de projetos que transformem a realidade de quem mais precisa. O nosso governo é de sensibilidade humana e social”, disse o secretário.

Resultados

Cada programa e projeto apresentou seus resultados e também os objetivos para o próximo ano. Um dos exemplos abordados foi a implementação dos painéis Covid-19 e Viana Vacinada e do agendamento on-line do RT-PCR pelo Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (Proctisus).

O Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) divulgou os dados dos projetos e, dentre eles, a redução no tempo de permanência dos pacientes em leitos hospitalares onde há o projeto de Medicina Hospitalista. No Hospital Estadual Dório Silva (HEDS), por exemplo, a redução foi de 11,9 dias para 5,6 dias. Este dado evidencia que o paciente só ficou internado pelo tempo necessário e teve uma alta segura a partir do acompanhamento seguro.

Ainda no evento, o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) comprovou seu impacto no território com o aumento de 54% no número de consultas e mais 65 mil atendimentos da Equipe Multiprofissional em dois anos. Foram mais 24 mil atendimentos em psiquiatria e mais 30 mil em saúde mental realizados em domicílio. Atualmente, o programa tem 925 profissionais atuando em 67 municípios capixabas.

O evento

A abertura do evento foi feita pelo diretor do Instituto, Fabiano Ribeiro, que destacou a importância da parceria com as superintendências e subsecretarias.

"Os programas e projetos de inovação que o instituto organiza e executa impactam todo o Espírito Santo e foram fundamentais na gestão da pandemia, abrangendo desde o provimento de profissionais da área médica, fortalecendo a gestão clínica nos hospitais e implementando tecnologias inovadoras", complementou Fabiano Ribeiro.

Os gerentes de Inovação, Daniel Rezende, e de Ensino, Luiz Claudio Oliveira, também participaram da apresentação. “O ICEPi já foi criado pensando em parcerias no Governo e institutos de ensino, além de parceiros como a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Rede Unida. Sem as parcerias iniciais, a gente não conseguiria criar os pilares desta instituição”, enfatizou Rezende.

Oliveira abordou a importância do Ensino para o Instituto. “No Ensino, você sempre tem que buscar algo a mais, outro desafio. É você se colocar em uma trajetória e pensar que precisa de mais. No ano que vem, vamos ofertar mais de 400 vagas em cursos e especializações”, completou.

Quem também esteve no evento foi a superintendente Regional Metropolitana de Saúde de Vitória, Cybeli Pandini, que afirmou que “o evento proporcionou conhecermos mais os projetos e objetivos do Instituto, com ênfase para a modernização das práticas de cuidado da rede própria e no apoio aos municípios, que considero de muita importância. Destaco o edital do projeto de implantação de 27 agentes de Apoio Institucional, pela importância na formação de profissionais para apoiar tecnicamente a gestão por meio das equipes da Sesa, municípios e das Superintendências Regionais”.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi