ICEPi desenvolve projeto ‘Ativ(a)idade’ para pessoas idosas em São Gabriel da Palha

09/03/2023 17h30

Proporcionar saúde às pessoas idosas por meio de atividades físicas. Esse é o principal objetivo do projeto “Ativ(a)idade”, realizado no município de São Gabriel da Palha. O projeto é organizado pela Equipe Multiprofissional Ampliada do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e a iniciativa faz parte de ações para a melhoria da saúde de idosos, visando ao bem-estar e mais qualidade de vida.

As ações são realizadas quinzenalmente na quadra poliesportiva, no bairro São Sebastião, com duração de duas horas de atividades físicas e funcionais como dinâmica em grupo, atividades de treinamento dos membros inferiores e superiores, exercícios de equilíbrio e marcha, exercícios respiratórios com fisioterapeutas, entre outros.

“Como fisioterapeuta, pensei em exercícios físicos de simples execução e exercícios funcionais. São exercícios fáceis de serem realizados. O primeiro encontro foi experimental e a resposta dos participantes foi muito positiva. É gratificante vivenciar momentos assim com os idosos, perceber a alegria que sentem em poder recuperar e realizar movimentos funcionais que são importantes para o seu dia a dia”, relatou a fisioterapeuta, Juliana Balarini Carletti.

Atualmente, 25 idosos cadastrados na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Geraldo, em São Gabriel da Palha, participam das atividades e, a expectativa, segundo a equipe multiprofissional, é que este número aumente.

O projeto “Ativ(a)idade” é organizado pela Equipe Multiprofissional Ampliada, que é formada por fisioterapeuta, farmacêutico e assistente social. A equipe faz parte do Componente de Provimento e Fixação de Profissionais, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS).

 

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Central de Saúde

Lorena Zonta