ICEPi inaugura Especialização em Planejamento para gestores municipais

28/04/2022 17h50 - Atualizado em 29/04/2022 08h14

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), realizou, nessa terça-feira (26), a aula inaugural da Especialização em Planejamento, Gestão e Governança da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde. O curso é voltado para gestores municipais.

Participaram do evento o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; o diretor do Instituto, Fabiano Ribeiro; o subsecretário de Estado de Planejamento e Transparência da Saúde, José Tadeu Marino; o gerente de Ensino do ICEPi, Luiz Claudio Oliveira; a coordenadora da especialização, Simone Barni; e secretários municipais de Saúde.

Durante a abertura, o secretário destacou que o Estado conseguiu desenvolver uma série de iniciativas mesmo durante a pandemia de Covid-19. “O ICEPi é útil para a materialização de entregas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e nós estamos dedicados a servir o povo capixaba. Essa especialização é uma oportunidade do SUS no Espírito Santo deixar um legado para essa geração de gestores estaduais e municipais”, disse Fernandes.

Tadeu Marino ressaltou, em sua fala, que o objetivo da especialização é institucionalizar a cultura de planejamento no SUS capixaba. “Formar pessoas será um legado e o ICEPi dá apoio pedagógico e suporte para as subsecretarias”, pontuou.

Já o diretor do ICEPi enfatizou que “o SUS é uma grande escola e nós fizemos dos processos de trabalho cotidiano uma formação, que se transformou em especialização. Isso é de fato inovação, para além da incorporação tecnológica”.

Com o tema “Competências e Desafios do Planejamento e Gestão do SUS”, a aula inaugural aconteceu de forma on-line e foi ministrada pela coordenadora da especialização, Simone Barni. “Estamos qualificando os servidores nos municípios e isso é mérito do SUS capixaba”, afirmou. Ainda segundo Barni, a especialização terá duração de um ano e meio.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga