ICEPi iniciará Programa de Residência em Psiquiatria na região Sul de Saúde

27/09/2021 11h51

Com a proposta de qualificar e fortalecer a assistência em saúde, mais um Programa de Residência Médica será implantado no Estado. Desta vez, a região Sul de Saúde receberá profissionais psiquiatras. A iniciativa é do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que recebeu a autorização da Comissão Nacional de Residência Médica para iniciar o Programa.

Serão ofertadas três vagas para médicos atuarem no Atendimento Psiquiátrico Aristides Alexandre Campos (Capaac), em Cachoeiro de Itapemirim. A previsão é que as atividades tenham início em 2022, mas o edital do processo seletivo será publicado no final deste ano.

“Este é um passo importante para o fortalecimento da Rede de Atenção em Saúde Mental na região, descentralizando os especialistas apenas da Grande Vitória”, explicou a coordenadora do Programa de Residências do ICEPi, Clarice Matos.

Atualmente, a residência em Psiquiatria tem duas turmas com seis residentes cada, com campos de estágio em Cariacica, Vila Velha e Vitória. As atuações são nos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Hospital Estadual de Atenção à Clínica (HEAC) e no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam).

O ICEPi também oferece programas de Residência Médica em Medicina, Acupuntura e Pediatria. Já as Residências Multiprofissionais são em Saúde Coletiva, Saúde da Família, Saúde Mental e Cuidados Paliativos.

Informações à Imprensa

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br