ICEPi, obras do Hospital Geral de Cariacica e instalações da Sesa recebem visita de graduandos em gestão pública da FGV

30/03/2023 18h28 - Atualizado em 30/03/2023 18h38

Alunos do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, puderam ver de perto o andamento das obras do Hospital Geral de Cariacica, nessa quarta-feira (29). A visita é parte do estudo de campo que os sete universitários vêm realizando esta semana em instalações e setores da Secretaria da Saúde (Sesa) para conhecerem de perto as estratégias do Governo do Espírito Santo no enfrentamento dos desafios e na solução de problemas.

Desde a segunda-feira (27), gestores e servidores da Sesa promovem reuniões, visitas e imersões para os estudantes conhecerem um pouco da realidade capixaba na gestão da saúde. Os alunos vieram ao Estado para coletar informações, dados e impressões para a elaboração de um relatório final focado em recomendações para a continuidade de programas e políticas públicas.

O grupo foi recebido pela equipe da Gerência de Projetos da Subsecretaria de Planejamento e Transparência da Saúde (SSEPLANTS), com representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e da empresa executora da obra.

A construção do hospital estadual em Cariacica é uma das prioridades da Administração Estadual e, após a conclusão das obras, a unidade contará com mais de 400 leitos para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pessoas de várias regiões do Estado poderão receber atendimento clínico geral e contar com os serviços de maternidade de alto risco e ambulatorial adulto. O investimento no hospital ultrapassa os R$ 209 milhões, sendo R$ quase R$ 146 milhões necessários para a construção de 37,9 mil metros quadrados de área, além de outros R$ 30 milhões a serem destinados à aquisição de equipamentos.

A previsão é de que sejam realizados mais de oito mil atendimentos por mês no Pronto-Socorro e cerca de 120 mil atendimentos na UTI, UTI neonatal (UTIN), maternidade e clínicas médicas e cirúrgicas.

Gestão em Saúde

Até esta sexta-feira (31), os acadêmicos do curso de Administração Pública da FGV estão vivendo uma verdadeira imersão na gestão pública da Saúde no Espírito Santo. A primeira atividade foi promovida pela SSEPLANTS, logo na segunda-feira (27), para introduzir a temática de indicadores de impacto, abordando a análise de cenários, a carga global de doenças, a morbidade hospitalar e a mortalidade.

A Vigilância em Saúde da Sesa ficou responsável por apresentar os principais recursos utilizados para gestão de crises, como os sistemas, painéis e sala de situação, principalmente em relação a experiências com a pandemia de Covid-19 e no enfrentamento às arboviroses.

Já a equipe do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) proporcionou aos visitantes o contato com projetos de melhoria dos serviços de saúde desenvolvidos desde a criação da autarquia.

Entre eles, estão o Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) – para garantir o acesso ágil e qualificado aos leitos hospitalares, às consultas especializadas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais na rede hospitalar – e o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS) – que realiza recrutamento, formação, remuneração e supervisão de profissionais para atuação na Atenção Primária, a partir da cooperação entre o Estado e os municípios.

Mayra Scarpi