ICEPi participa da Conferência Livre de Educação e Saúde em Brasília

05/06/2023 14h37 - Atualizado em 07/06/2023 08h08

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), da Secretaria da Saúde (Sesa), participou da Conferência Livre de Educação e Saúde, realizada pela Fiocruz, no dia 31 de maio, em Brasília. No evento, que teve como objetivo fortalecer estratégias e ações para a saúde, estiveram presentes o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, e a gerente de Ensino do Instituto, Bárbara Farias.

A conferência reuniu representantes das diversas esferas do Sistema Único de Saúde (SUS), das instituições de ensino e de movimentos sociais, para a votação de propostas sobre educação e saúde a serem discutidas na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que também acontecerá no Distrito Federal, entre os dias 02 e 05 de julho.

Fabiano Ribeiro participou da mesa de abertura ao lado do coordenador-geral da Rede Unida, Alcindo Antônio Ferla, e de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Ministério da Saúde, da Fiocruz Brasília, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), da Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA) e da Escola do Grupo Hospitalar Conceição.

“Acreditamos que as experiências obtidas em nossos programas e projetos, que envolvem educação e saúde, em diferentes níveis, nos permitem contribuir para o êxito desta conferência. Principalmente porque nosso objetivo maior, seja neste evento ou em nosso cotidiano de trabalho, é sempre contribuir para o fortalecimento do SUS”, destacou Ribeiro.

Além da mesa de abertura, o diretor do ICEPi coordenou a mesa “Educação na Saúde”, que contou com a presença de representantes da Rede Unida, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges), da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Movimento VER-SUS.

17ª Conferência Nacional de Saúde

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência será precedida de etapas municipais e estaduais.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde

Felipe Bezerra