ICEPi participa de Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública

05/12/2024 09h01

O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) esteve presente no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), realizado no Rio de Janeiro, nos últimos dias 27 e 28 de novembro. O evento foi realizado na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e contou com a participação de 66 instituições formadoras que integram a RedEscola. O tema desta edição foi “Educação na Saúde e articulação interinstitucional: caminhos estratégicos para o fortalecimento do SUS”. 

O diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, foi um dos convidados para integrar a mesa redonda “Dispositivos de Gestão Interinstitucional para a Educação na Saúde: Atuação e Gestão das Escolas do SUS”, realizada no primeiro dia do evento. Na oportunidade, ele apresentou a estrutura, os programas e os projetos desenvolvidos pelo Instituto, além de salientar a importância do fortalecimento das escolas de saúde pública conjuntamente. 

“O ICEPi segue um modelo inovador, sendo uma Instituição Científica e de Inovação Tecnológica (ICT) ligada à Secretaria da Saúde (Sesa), estruturada em duas gerências: uma de Educação e uma de Inovação. Em ambas produzimos resultados inovadores, com produtos tecnológicos e que nos possibilitam avançar nas necessidades da saúde pública capixaba e no desenvolvimento da força de trabalho qualificada. Esses momentos de interação entre as instituições são muito importantes para aprendermos umas com as outras”, pontuou o diretor. 

Nos dois dias de programação, foram realizados debates, mesas redondas e construções coletivas sobre os desafios e possibilidades na formação da saúde pública e o papel da educação nesse processo. Foram levantadas discussões sobre os desafios das políticas de formação, as competências para um sistema de saúde inclusivo e também as mudanças na relação de trabalho na saúde. 

 

Rede Escola 

A Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) é um grupo de cooperação aberta e de associação voluntária, sem fins lucrativos, que agrega instituições públicas que se dedicam à formação em saúde pública e em saúde coletiva. A RedEscola tem como secretaria executiva a ENSP/FioCruz e um grupo de condução com instituições de todo País, no qual o ICEPi é membro titular.

Essas instituições formam uma rede de cooperação aberta e de associação voluntária, sem fins lucrativos, que se dedicam à formação em Saúde Pública e em Saúde Coletiva. O propósito da RedEscola é desenvolver ações integradas voltadas para o Sistema Único de Saúde (SUS), que visem ao fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sesa

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos

 

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi

 

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Norte de Saúde

Luiza Marcondes