ICEPi participa do V Encontro Estadual de Consultórios na Rua
O Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) participou, na última quinta-feira (20), do V Encontro Estadual de Consultórios na Rua, realizado pela Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Atenção à Saúde. O evento aconteceu na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, com o objetivo de discutir e compartilhar experiências sobre as práticas desenvolvidas pelos Consultórios, que desempenham um papel fundamental na atenção à saúde das pessoas em situação de rua.
“No encontro discutimos a assistência às pessoas em situação de rua em todas as unidades de saúde do Espírito Santo, que visa oferecer cada vez mais a qualidade e a equidade do acesso para esse público”, destacou a gerente de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Daysi Koehler Behning.
Já a chefe do Núcleo Especial de Atenção Primária (Neapri), Maria Angelica Callegario Vieira, tratou da importância do encontro para o fortalecimento de políticas públicas às pessoas em situação de rua e defendeu o atendimento igualitário para todos. O Neapri faz parte da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), que organizou o encontro.
“Essa discussão permite o pensamento de uma estruturação de assistência mais forte para esse público específico e com o olhar para diversas frentes das necessidades. É preciso garantir o atendimento de qualidade e de forma indiscriminada para todos, sendo esse evento uma oportunidade de ouvirmos o lado do gestor e do usuário e evoluirmos cada vez mais”, ressaltou.
A coordenadora do Provimento e Fixação de Profissionais, Thaís Maranhão, também participou da mesa de abertura. “A participação da equipe do ICEPi nesse ambiente de muita troca e com diversidade de atores é fundamental para a ampliação de estratégias voltadas ao atendimento qualificado às pessoas em situação de rua, gerando o pensamento em conjunto com diversas frentes”, disse.
O evento também reuniu profissionais que atuam nos Consultórios, representantes de movimentos sociais e estudiosos do tema, como o professor e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e consultor do Instituto, Marcelo Pedra.
Aperfeiçoamento em Atenção Primária com Ênfase em Consultório na Rua
O Aperfeiçoamento em Atenção Primária com Ênfase em Consultório na Rua do Instituto faz parte do Provimento, que integra o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Os profissionais aprendem em suas atividades práticas, teóricas e teóricas-práticas modos de garantir acesso com equidade a essa população historicamente invisibilizada, além de debater temas como processos de trabalho, organizações de fluxo e gerenciamento do cuidado.
O projeto conta com cinco equipes, sendo duas em Vila Velha, uma em Aracruz, uma em Cachoeiro de Itapemirim e uma em Cariacica, o que representa 50% do quantitativo geral de equipes de Consultório na Rua no Estado. Em um ano, os profissionais realizaram um total de 8.584 atendimentos e cadastraram 1.465 usuários no Sistema Único de Saúde (SUS).
“O ICEPi tem um grande destaque por ofertar uma qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS) com ênfase nos trabalhos do Consultório na Rua. Atualmente, 50% das equipes do Estado são compostas por profissionais do Instituto, sendo que a expectativa é aumentar cada vez mais esse serviço”, relatou o coordenador do Consultório na Rua, João Ferreira.
Informações à imprensa
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Mayra Scarpi