ICEPi realiza 1º Encontro Intersetorial em Redução de Danos

13/06/2022 17h50 - Atualizado em 14/06/2022 08h49

Para debater a redução de danos, promover o acolhimento, a saúde e a ampliação do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) realizou, na última terça-feira (07), o 1º Encontro Intersetorial em Redução de Danos.

O evento, organizado pelo Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), em parceria com a Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), da Secretaria da Saúde (Sesa), contou com a participação de servidores de prefeituras, representantes de movimentos sociais e professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Um dos projetos implementados pelo ICEPi, que articula esta perspectiva, é o Consultório na Rua. Na abertura do encontro, o coordenador do Consultório na Rua, João Ferreira, explicou um pouco mais sobre o projeto que faz parte do Provimento e Fixação de Profissionais, do Qualifica-APS. “O que mais fazemos no nosso trabalho é cultivar a vida e temos que trazer um ambiente de amor e de acolhimento. A equipe multiprofissional do Consultório recebe formação para discutir a prática e a vivência, e nós fazemos do projeto um espaço de formação em humanidade”, disse o coordenador.


O evento

A mesa de abertura teve como tema “Dispositivos e Redes de Cuidado” e contou com Franciely da Costa Guarnier, da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Isabel Cristina Santos, do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Vitória, e Getúlio Sérgio Souza Pinto, do Centro de Acolhimento e Ação Integral sobre Drogas (CAAD).

Ao longo do encontro, os participantes debateram as políticas públicas em redução de danos, a perspectiva dos usuários do SUS, as formas e metodologias de cuidado e o estabelecimento de vínculos. A segunda mesa contou com a presença de Wesley Zineki, representando os movimentos sociais; do redutor de danos Belchior Puziol; e da professora da Ufes, Brunela Pitanga.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi / Mariela Pitanga

icepi.comunicacao@saude.es.gov.br