Inovações no SUS Capixaba têm destaque em eventos promovidos pelo Hucam

02/07/2024 13h27

A atuação inovadora dos programas e projetos do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foi apresentada no II Fórum de Integração Ensino-Assistência e no I Simpósio de Inovação em Saúde e em Oftalmologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes), que ocorreu na última quinta-feira (27), em Vitória.

O diretor-geral do ICEPi, Fabiano Ribeiro, e o gerente de Inovação, Ricardo Costa, participaram dos eventos, que reuniram o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro; o superintendente do Hucam, Lauro Vasconcellos; o diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; o chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ivan Maynart; e outras autoridades.

Presente na mesa de abertura dos dois eventos, Fabiano Ribeiro destacou que é necessário integrar o ensino com o serviço e também promover a aproximação entre as instituições. “A universidade tem um papel estruturante na formação de profissionais e a extensão se torna essencial nos processos formativos. É a interação com os territórios que estamos inseridos e também nos que não estamos”, disse.

O gerente de Inovação do ICEPi, Ricardo Costa, compôs a mesa-redonda “Inovação no Ecossistema Capixaba e em Saúde”, durante o I Simpósio de Inovação em Saúde e em Oftalmologia, e apresentou como os programas e projetos têm inovado no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Projeto de Gestão do Acesso à Saúde (PGAS), por exemplo, reduziu o absenteísmo (falta do paciente ao procedimento agendado), por meio da atualização do cadastro de mais de 30 mil usuários do SUS. Já a metodologia utilizada pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) proporcionou inovações em processos que foram importantes para a redução de 50% das rejeições na regulação dos leitos, o que demonstra o encaminhamento adequado dos pacientes para os hospitais de referência”, detalhou Ricardo Costa.

Os eventos

O II Fórum de Integração Ensino-Assistência e o I Simpósio de Inovação em Saúde e em Oftalmologia foram organizados pela Gerência de Ensino e Pesquisa do Hucam-Ufes, ligada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e reuniram estudantes, pesquisadores e profissionais em discussões sobre os desafios e as inovações na área da saúde.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi