Mais de 500 doses de vacinas são aplicadas durante maior evento de inovação do Espírito Santo

05/06/2023 17h01 - Atualizado em 12/06/2023 17h01

O último dia do maior evento de inovação do Estado, o Espírito Santo Innovation Experience (ESX), que aconteceu na Praça do Papa, em Vitória, nos últimos dias 02, 03 e 04 de junho, contou com uma importante ação em prol da saúde capixaba. Foram aplicadas 573 doses de vacinas, entre Covid-19 e Influenza.

A ação aconteceu por meio da parceria entre a Secretaria da Saúde (Sesa), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES).

Realizado de forma gratuita pelo Sebrae, com o apoio do Governo do Estado, o ESX reuniu palestrantes nacionais e regionais, além de diversas atividades com startups e outros atores do ecossistema de inovação capixaba.

Projetos do ICEPi foram destaques no evento
Ao longo dos três dias de evento, o ICEPi participou de diversas atividades, como a apresentação dos projetos de inovação e a presença em mesas redondas. Para o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, é importante a presença da equipe no evento, já que o Instituto organiza o ecossistema de inovação na saúde pública do Espírito Santo. “Nossos programas e projetos de tecnologia e pesquisa, além das formações em serviço, têm como uma de suas bases exatamente a inovação”, completou.

O Programa de Desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação e Estímulo à Inovação Aplicadas à Saúde (Proticsus) esteve no Espaço do Governo apresentando aos visitantes sistemas como e-SUS APS Multimunicipal e o IntegraBPA, desenvolvidos em parceria com a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) e a Gerência de Políticas e Organizações de Redes de Atenção à Saúde (Geporas), ambas da Sesa.

Além disso, o jogo educacional “Caça-Dengue”, realizado com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a GTI, proporcionou um momento de diversão e conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Já o Projeto de Desenvolvimento de Práticas Gerenciais Aplicadas à Inovação em Saúde (PGiS) esteve na palestra “Soluções Tecnológicas Apoiadas pelo ICEPi”, mediada pelo coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias em Saúde, Rafael Duarte. Na ocasião, foram apresentados os projetos de inovação “Gota de Vida”, Padtech, 3SHealth, e-Rua e BioBone.

O PGiS também se destacou na apresentação do aplicativo “Gota de Vida”, criado com o objetivo de impulsionar as doações de sangue. O público presente testou as funcionalidades do aplicativo e o governador do Estado, Renato Casagrande, conheceu a iniciativa durante passagem pelo Espaço do Governo.

Simpósio de Inovação e Gestão na Saúde
Além disso, durante o ESX, as atividades do “1° Simpósio de Inovação e Gestão na Saúde (SIGS)”, organizado pela Fundação iNOVA Capixaba, em parceria com o ICEPi, tiveram continuidade. A mesa-redonda “Cases de Sucesso de Inovação na Saúde” contou com a participação de Isaac Schrarstzhaupt, pesquisador do Instituto na área de análise de dados. Já a gerente de Inovação, Isabela Oliveira, mediou o Espaço Conexão entre Hubs e Startups.

A pesquisadora Brígida Dias Fernandes, que também faz parte do ICEPi, abordou no evento a "avaliação de tecnologias em saúde no processo de inovação tecnológica”, na última mesa-redonda do Simpósio. O momento também foi prestigiado pela gerente de Ensino do Instituto, Bárbara Farias.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Metropolitana de Saúde

Danielly Schulthais