‘Observa TB’ realiza seminário sobre o Sistema de Saúde e de Assistência Social no tratamento da tuberculose
A “Intersetorialidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no tratamento da tuberculose” será o tema do seminário promovido pelo Observatório de Tuberculose no Espírito Santo, o ‘Observa TB’, nos próximos dias 04 e 05 de março. O Projeto é desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) em parceria com o Laboratório de Epidemiologia da Universidade Federal do Espírito Santo (LabEPI/Ufes).
O seminário acontecerá no auditório Rosa Maria C. Rego Paranhos, na Ufes, no campus Maruípe, e as inscrições podem ser feitas pelo site https://www.even3.com.br/tbsussuas/.
Como palestrantes confirmados, o evento contará com a presença da secretaria de Vigilância a Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (MS) e pesquisadora do projeto, Ethel Maciel; da coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas do Ministério da Saúde, Fernanda Dockhorn; do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro; e da coordenadora do Observa TB, Carolina Sales.
No dia 04, a programação começa a partir das 8h30 com palestras, além de Grupos de Trabalho (GTs), que acontecerão das 14h30 às 16h30. No segundo dia de seminário serão apresentadas as propostas elaboradas pelos GTs, a partir das 9h, com encerramento às 12 horas.
Observa TB
O ‘Observa TB’ realiza pesquisas e a formação de profissionais da saúde, além de criar tecnologias para o enfrentamento da doença. O projeto integra o Programa de Qualificação das Redes de Vigilância em Saúde (PQRVS).
Entre as estratégias desenvolvidas pelos profissionais que atuam no projeto, está a formação dos profissionais da saúde voltada à doença, incluindo a análise, por meio de pesquisa documental, de iniciativas de proteção social passíveis de serem aplicadas à população com tuberculose.
No dia 6 de fevereiro deste ano, foi publicado no Diário Oficial da União o decreto nº 11.908, que institui o Programa Brasil Saudável - Unir para Cuidar. O principal objetivo é eliminar as doenças e as infecções determinadas socialmente como problemas de saúde pública no País até 2030, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O ‘Observa TB’ segue as diretrizes do Programa, como o incentivo à ciência, à tecnologia e à inovação, e também de órgãos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond