Pesquisa do ICEPi recebe menção honrosa no 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Uma pesquisa do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) recebeu menção honrosa durante o 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde (CBCSHS), que aconteceu em Recife, Pernambuco, entre os dias 30 de outubro e 03 de novembro.
Intitulado “Padrões da desinformação vacinal no Telegram”, o estudo conduzido pelos pesquisadores do Observa ICEPi descreve como funcionam os cinco padrões mais frequentes na fabricação de desinformação vacinal. Para isso, foram analisadas 79.131 publicações de junho de 2022 a janeiro deste ano.
“A pesquisa revela a necessidade de desenvolver ações em que especialistas se comuniquem cotidianamente com a população para disputar a guerra de narrativas em torno da aderência aos esquemas vacinais”, explicou o professor e pesquisador do Observa ICEPi, Fabio Goveia. Os outros autores são Fabio Luiz Malini de Lima, Athus Cavalini e Francis Sodré.
O Observatório também apresentou, durante o congresso, o trabalho “Emoções e vacinação: estudo do compartilhamento de imagens sobre vacina no Twitter”.
Homenagem
Na abertura do 9º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, a coordenadora do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), Liu Leal, que faleceu no início de outubro, foi homenageada pela trajetória profissional dedicada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Nesta edição, o CBCSHS trata o tema “Emancipação e Saúde: descolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, com o objetivo de analisar os processos de opressão que impactam negativamente a vida e saúde da população, assim como as práticas e relações sociais.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde - ICEPi
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br