Pesquisador do ICEPi é contemplado em edital da Fapes

05/10/2021 14h50 - Atualizado em 05/10/2021 15h57

O pesquisador Tadeu Uggere de Andrade, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), foi contemplado em um edital para concessão de Taxa de Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Esta é a primeira vez que uma proposta enviada via ICEPi é escolhida para ser financiada por uma instituição de fomento à pesquisa. Uggere estuda a Assistência Farmacêutica e ficou em primeiro lugar no edital na área de Ciências da Saúde. Apenas pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) puderam concorrer.

O edital tem como objetivo selecionar propostas para concessão de auxílio financeiro na forma de Taxa de Pesquisa a bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) ou Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) nível 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

No ICEPi, o pesquisador coordena um grupo de pesquisa com profissionais da Secretaria da Saúde (Sesa), que teve início neste ano. O valor pago pela Fapes durante três anos será usado nas pesquisas feitas pelo grupo na área de Assistência Farmacêutica.

Para o pesquisador, essa é uma oportunidade única de reconhecimento e se sente lisonjeado por ser escolhido diante de diversas instituições renomadas. “Concorri com pesquisadores muito qualificados, todos do CNPq. É muito importante para mim e para o ICEPi ser escolhido nesse edital”.

Formação do pesquisador

Tadeu Uggere de Andrade é mestre e doutor em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em gestão internacional pela Steinbeis University Berlim. O pesquisador também é professor na Universidade Vila Velha.

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi