Práticas de Cuidados Paliativos do SUS capixaba são discutidas durante seminário

01/12/2023 18h01 - Atualizado em 04/12/2023 12h37

A região Sul do Espírito Santo sediou, no último dia 25, o II Seminário de Cuidados Paliativos, que trouxe para a discussão assuntos relacionados à organização das Redes de Atenção à Saúde voltadas a essa abordagem, à administração de novos medicamentos, aos direitos dos pacientes e indicações e contraindicações de procedimentos para o controle da dor.

O evento ocorreu no Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, e foi promovido pelo Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci), com o apoio do Governo do Estado, por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

“Considerando a necessidade de discussão da Política Estadual de Cuidados Paliativos no Estado, a realização de eventos como este é importante para abordar o tema. É preciso reforçar, também, a importância da parceria entre programas de residência de diferentes instituições para a saúde pública capixaba”, salientou a coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Paliativos do ICEPi, Manoela Libardi.

A mesa-redonda “Indicações e contraindicações de procedimentos para o controle da dor” teve destaque na programação e contou com a participação do residente Thiago Bravo e as egressas Danila Silva e Liliam Mulinari, representantes do programa do ICEPi.

Ainda durante o evento, houve a apresentação “Organização das Redes Atenção à Saúde voltada aos Cuidados Paliativos”, conduzida por residentes do ICEPi. “Poder falar sobre cuidados paliativos, tratando da rede de cuidado e da Política Estadual de Cuidados Paliativos, é sempre grandioso e nos dá a possibilidade de mostrar nosso trabalho, nossa visão e nossas possibilidades de mudar o futuro”, destacou um dos residentes Tarcísio Borges.

A Residência em Cuidados Paliativos do ICEPi conta com um total de 50 residentes de diferentes categorias profissionais em cinco municípios do Estado. No Sul, são 12 residentes, que atuam no município de Jerônimo Monteiro, em três campos de prática: Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM), rede local de Atenção Primária à Saúde (APS) e Casa de Amparo Maria Bossões Lannes.

No dia 21 do mês anterior, a Residência organizou, em Jerônimo Monteiro, o I Simpósio de Cuidados Paliativos, com o tema “O que ainda pode ser feito?”. A programação incluiu uma série de atividades, como palestras sobre cuidados paliativos na APS e a espiritualidade em cuidados paliativos, entre outros tópicos.

Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde