Primeira etapa do projeto ‘Viana Vacinada’ registra 242 participantes na coleta de sangue e vacinação

12/06/2021 11h30 - Atualizado em 29/06/2021 11h33

Neste sábado (12), aconteceu a primeira etapa do projeto "Viana Vacinada", que tem como objetivo avaliar a efetividade, segurança e a resposta da imunidade da vacinação com meia dose da vacina Astrazeneca Oxford/Fiocruz em grupos especiais.

Todos os participantes receberão a vacina e serão monitorizados, mas apenas um subgrupo de 600 pessoas, escolhidas aleatoriamente, será convidado para coleta de sangue para saber a capacidade de a meia dose gerar anticorpos de proteção.

Para isso, nesses indivíduos será feita uma coleta de sangue (40 mL) antes da primeira e da segunda dose de vacina, e após três, seis e doze menos da vacinação. Os resultados da dosagem de anticorpos que confirmam a resposta à vacina serão disponibilizados aos participantes que coletarem amostras de sangue.

No total, 242 moradores de Viana realizaram a coleta de sangue e foram vacinados com a primeira meia dose. A equipe de profissionais do estudo orientou sobre o acompanhamento de doze meses que os vacinados receberão ao longo do estudo. Para completar a meta, mais voluntários doarão amostras de sangue neste domingo (13).

Magna Ferreira dos Santos participou desta primeira etapa. "Mesmo com a vacina, temos que manter o distanciamento social e quem puder deve sim ficar em casa. A vacina vem para acrescentar no combate à pandemia", comentou.

Outro participante do estudo, Júlio Cesar Pereira, era o único da casa em que mora que não tinha sido vacinado. "Como eu não era do grupo prioritário, estava sem a vacina. Quando fiquei  sabendo pelas redes sociais do projeto fiquei interessado e me inscrevi", relatou.

Vacinação em massa

A segunda etapa do Projeto Viana Vacinada acontece neste domingo (13) e tem como objetivo vacinar toda a população do município com idade entre 18 a 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários e conta com a participação de 450 colaboradores na área da saúde do Estado.

Serão utilizadas doses da vacina Astrazeneca (Oxford/Fiocruz), doadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A eficácia da estratégia de vacinação meia dose ou com dose já foi testada e utilizada em outros momentos de emergência de saúde pública, como a epidemia de Febre Amarela, realizada com sucesso e que garantiu a vacinação do Brasil e da África.

O objetivo do estudo é avaliar a diminuição de números de casos do novo Coronavírus (Covid-19), com internações e mortes, e parte da premissa de que há um grande número de pessoas que ainda não tem e não terão acesso a vacinação nos próximos meses. Essa é mais uma ação do Governo do Estado para acelerar o acesso à vacinação.

A vacinação acontecerá em 35 postos distribuídos pelo município de Viana, com a participação e 450 colaboradores voluntários.

Também participam do estudo a equipe de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do HUCAM-UFES (CEP-HUCAM-UFES) e pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (CONEP) e stá sendo executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a FIOCRUZ, HUCAM-UFES, Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura Municipal de Viana.

Gabriel Torobay