Profissionais da saúde concluem curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Acesso
.jpg?v=638102322819251020)
Para melhorar o acesso dos pacientes aos hospitais da rede estadual, a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), concluiu o Curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Acesso. Quase 40 profissionais do Núcleo Interno de Regulação (NIR) fizeram a formação, que teve carga horária de 140 horas.
O NIR faz parte do Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ) e implementou um modelo inovador de regulação de leitos que conta com metodologias ágeis e ferramentas de gestão e controle, aumentando a oferta de recursos por meio da eficiência do giro de leitos e otimização da capacidade instalada nos hospitais da rede própria.
O evento
O encerramento do curso aconteceu, na última sexta-feira (20), no auditório do Epicentro, e contou com a presença do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, e do gerente de Ensino, Luiz Claudio Oliveira.
“A inovação prevê a implantação de um serviço e o desenvolvimento de um processo e nós estamos fazendo isso nos Núcleos Internos de Regulação. Os processos que organizamos provam a eficiência do projeto”, disse o diretor.
No evento, Oliveira destacou que o sucesso das ações do NIR também se dá pela atuação em rede, com diálogo e compartilhamento de informações. “Essa formação durou sete meses com o objetivo de melhorar os processos de trabalho. Nós insistimos e persistimos, porque o Instituto tem muitos pontos positivos para mostrar e o projeto é um desses”, completou.
O encerramento ainda contou com uma roda de conversa com as médicas infectologistas Daniela Feitosa e Cristiana Gomes, que abordaram o monitoramento de indicadores. Uma nova turma deve iniciar o aperfeiçoamento neste ano.
Cleiri Brioschi foi uma das alunas do curso e relata que o Núcleo Interno de Regulação se desenvolveu muito nos últimos três anos. “O ICEPi proporciona mais conhecimento sobre o trabalho realizado e no que podemos melhorar por meio da gestão dos indicadores”, afirmou.
Programa de Gestão do Acesso e da Qualidade da Assistência nas Redes de Atenção à Saúde (PGAQ)
O PGAQ busca garantir o acesso ágil e qualificado aos leitos hospitalares, às consultas especializadas, exames complementares e procedimentos ambulatoriais aos usuários da rede hospitalar no Espírito Santo.
Além do NIR, fazem parte do programa os seguintes projetos, que se desenvolvem nos hospitais da rede estadual: Medicina Hospitalista (MH), Escritório de Gestão de Alta (EGA) e os Núcleos de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi