Profissionais do Projeto de Apoio Institucional realizam oficina de planejamento para ações em 2023

08/02/2023 14h09 - Atualizado em 08/02/2023 14h11

O Projeto de Apoio Institucional, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), tem se tornado referência na realização de ações para o fortalecimento dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo. Profissionais do projeto estiveram reunidos no último 31 de janeiro, no auditório do Sebrae Lab, em Vitória, para a apresentação das ações desenvolvidas no último ano e definições de novos objetivos em 2023.

O encontro contou com a presença do diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, e da coordenadora do Projeto de Apoio Institucional, Maria Fernanda Moratori. Eles apresentaram os resultados de quase um ano de atuação do projeto.

“O Instituto e, principalmente, o Apoio Institucional organizaram processos de trabalho e serviços utilizando aspectos de inovação. O nosso desafio para este ano é fortalecer e integrar ainda mais os projetos do ICEPi para organizar o cuidado no âmbito do SUS capixaba”, destacou Fabiano Ribeiro.

Durante as apresentações, foi destacada a visita dos profissionais que atuam no Projeto aos 78 municípios capixabas para a elaboração de um diagnóstico situacional, ações de suporte aos gestores e profissionais de saúde, além do levantamento de demandas e necessidades de melhorias nos processos de trabalho local.

Entre as ações realizadas, estiveram o auxílio aos municípios na migração para o uso do prontuário eletrônico via e-SUS APS Multimunicipal; a realização de oficinas para os agentes comunitários de saúde; a orientação para coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) para o uso da plataforma e-Gestor AB e técnicos para a utilização do e-SUS VS; a realização de uma formação para gerentes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de uma mostra de experiências exitosas; e a organização do processo de trabalho das equipes na Atenção Primária à Saúde (APS).

O projeto

O Apoio Institucional faz parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), desenvolvido pelo ICEPi, da Secretaria da Saúde (Sesa). O objetivo é apoiar e qualificar os processos de trabalho, em parcerias com gestores e trabalhadores dos municípios, além de desenvolver melhorias na gestão municipal para a organização dos serviços e a promoção da integração em Redes de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS).

Gabriel Torobay / Mayra Scarpi