Projeto de Educação Popular em Saúde realiza oficina para orientar interessados em edital

06/02/2024 10h13

O Projeto de Educação Popular em Saúde (Pedpop-SUS) realizará, nesta quarta-feira (07), uma oficina de mobilização e de orientações para os interessados no edital 002/24, que está selecionando tutores para atuar na educação popular em saúde. As inscrições para o evento on-line podem ser feitas no link https://forms.gle/nPAMhEh4HoXBpvoP7

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), prorrogou as inscrições do edital ICEPi/Sesa nº 002/2024 até o dia 14 de fevereiro. Estão sendo selecionados tutores para o Projeto de Formação em Educação Popular em Saúde, o Pedpopsus-ES, e as inscrições podem ser feitas pelo site https://icepi.es.gov.br/editais/abertos

As vagas são para todas as regiões do Espírito Santo e há também cadastro de reserva para a orientação e sistematização da Formação em Educação Popular. O edital pode ser consultado no mesmo endereço eletrônico.

O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde tem duração de um ano. O valor das bolsas para a função de tutor II (educadores e educadoras populares) é de R$ 2.500 e, para tutor III (orientação e sistematização), é de R$ 3.750. Será reservado o percentual de 20% das vagas existentes aos candidatos negros e 5% aos candidatos indígenas, conforme disposição expressa na Lei Estadual nº 12.010, de 21 de dezembro de 2023.

Projeto de Formação em Educação Popular em Saúde

O projeto conta com educadores populares em todas as regiões de saúde do Espírito Santo e é orientado a partir da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). O objetivo é promover a formação em Educação Popular em Saúde para lideranças sociais, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde, ampliando a participação social.

Além disso, o projeto visa à construção coletiva do conhecimento para possibilitar a garantia do direito à saúde e a defesa do SUS nos diversos territórios e serviços de saúde no Espírito Santo, com a atuação dos profissionais no desenvolvimento de atividades de formação, articulação e mapeamento territorial nas comunidades, movimentos sociais e serviços de saúde.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br