Projeto de Educação Popular em Saúde realiza segundo encontro estadual

15/02/2023 15h19 - Atualizado em 16/02/2023 07h36

Com o objetivo de discutir os próximos passos, o Projeto de Formação em Educação Popular em Saúde (PEDPOPSUS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), realizou o segundo encontro estadual e contou com a participação de importantes pesquisadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos educadores populares. O encontro aconteceu em Vitória, nos últimos dias 10 e 11 de fevereiro.

Durante a abertura do evento, o diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento das práticas educacionais na saúde e novas propostas para o projeto.

“O que nós estamos fazendo aqui no ICEPi é inovação em processos e serviços. Ter um projeto na gestão como o de Educação Popular rompe com a lógica hegemônica de cuidado. Nosso objetivo é integrá-lo a outros projetos do Instituto, como o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde, o Qualifica-APS”, ressaltou o diretor.

Presente também no evento, uma das coordenadoras do Movimento dos Atingidos por Barragens, Elisa Estroniolli, apresentou a conjuntura internacional e nacional para discutir a atuação dos educadores populares. “É preciso unidade entre os movimentos sociais para constituir organizações modernas, de acordo com a realidade atual”, explicou.

Ao longo dos dois dias, o encontro proporcionou rodas de conversa com temas como “Trabalho, Saúde e Ambiente” e “Vigilâncias Populares em Saúde”, e avaliações e alinhamentos entre os profissionais do projeto.

O evento contou também com a participação dos professores da Escola Politécnica de Saúde, Joaquim Venâncio; da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV-Fiocruz), Alexandre Dias Pessoa; e da coordenadora do PEDPOPSUS, Mercedes Queiroz. Estiveram ainda presentes a assistente social e terapeuta integrativa Fabíola Bittencourt Pazinatto e a residente do ICEPi Gabriela Porto, além de convidados dos territórios de atuação do projeto

Sobre o PEDPOPSUS

O PEDPOPSUS conta com 18 educadores populares em todas as regiões de saúde do Espírito Santo e é orientado a partir da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (PNEP-SUS). O objetivo é promover a formação em Educação Popular em Saúde para usuários e trabalhadores do SUS.

Além disso, o projeto visa à construção coletiva do conhecimento para possibilitar a garantia do direito à saúde e em defesa do SUS nos diversos territórios e serviços de saúde no Espírito Santo, com a atuação dos profissionais no desenvolvimento de atividades de formação, articulação e mapeamento territorial nas comunidades, movimentos sociais e serviços de saúde.

Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br