Projetos desenvolvidos pelo ICEPi são destaque em evento de inovação no setor público

13/04/2023 17h50 - Atualizado em 14/04/2023 15h24

Os projetos desenvolvidos e os resultados alcançados pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) foram apresentados no maior encontro de inovação do País com foco no setor público, o “Convergência”, que aconteceu no Rio de Janeiro, nessas terça-feira (11) e quarta-feira (12). A instituição do Espírito Santo esteve presente com a palestra “ICEPi: uma ICT Pública de Sucesso e seu Papel na Modernização do SUS”.

A apresentação sobre o Instituto foi feita nessa terça-feira (11), pelo diretor do ICEPi, Fabiano Ribeiro, e pela gerente, Isabela Oliveira. Eles apresentaram o estudo de caso do ICEPi na Trilha de Inovação Aberta e falaram das experiências do último ano na incorporação tecnológica, e como uma instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) tem sido importante para modernizar o Sistema Único de Saúde (SUS).

"Destacamos as nossas estratégias de Inovação Aberta, como o Pitch Gov.ES, o programa criado pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) por meio do Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) para conectar o Governo do Estado com as startups e as soluções tecnológicas inovadoras, com o objetivo de solucionar desafios da gestão pública. O ICEPi foi o responsável pelos testes das tecnologias da saúde”, ressaltou o diretor Fabiano Ribeiro.

A gerente Isabela Oliveira frisou sobre o projeto “Incubadora de Iniciativas Inovadoras em Saúde”. “Trata-se de um projeto que conecta equipes inovadoras com o Governo e que capta e apoia o desenvolvimento de tecnologias e práticas que impactam e melhoram o SUS no Espírito Santo, seja na gestão ou diretamente no usuário”, disse.

Na quarta-feira (12), foi a vez do coordenador de Avaliação e Captação de Tecnologias do ICEPi, Rafael Duarte, apresentar na trilha de Experiência das Pessoas a palestra “Gota de Vida: Inovando Captação de Doadores de Sangue com Gamificação e Experiência do Usuário”. “O ICEPi vem lançando produtos e processos inovadores, desde a gestão até o usuário, e o reconhecimento das nossas atividades em um evento como esse mostra que estamos no caminho certo”, comentou.

Profissionais fazem visita técnica à clínica de produção digital de próteses dentárias

A agenda do ICEPi no Rio de Janeiro incluiu ainda uma visita técnica, nesta quinta-feira (13), à Odontoclínica Central da Marinha, que produz próteses dentárias a partir de scanners e impressoras 3D. O objetivo da visita foi acompanhar o processo de implementação e funcionamento de atividades dessa natureza, uma vez que o instituto deu início a um estudo de viabilidade para futuramente digitalizar a produção de próteses dentárias no SUS capixaba.

Assessoria de Comunicação – Superintendência da Regional Sul de Saúde
Felipe Bezerra