Residentes do ICEPi levam idosas à praia em ação de grupo que visa o bem-estar

09/02/2024 15h42

O grupo “Nutrir e Cuidar” realizou, na manhã de quinta-feira (8), uma interação com mais de 10 mulheres idosas na praia Guarderia, que fica próxima à Curva da Jurema, em Vitória. O objetivo do encontro foi promover uma manhã de trocas e diversão, com ênfase no bem-estar das participantes. Para isso, foi feito um lanche compartilhado, além de brincadeiras com bola e até a distribuição de um chup-chup saudável, feito pelas residentes responsáveis pelo grupo.

Em funcionamento desde 2022, o grupo de apoio foi criado pelas residentes em Saúde da Família, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Grande Vitória. Com o objetivo de ajudar mulheres acima de 20 anos com diagnóstico de doenças crônicas não transmissíveis e que tenham o cuidado nutricional como contribuição ao tratamento, a iniciativa, entretanto, teve maior adesão entre as mulheres acima dos 60 anos, que preenchiam os critérios dos problemas de saúde. Além disso, o grupo acabou se moldando também como um espaço de cuidado das queixas de saúde mental.

Para a psicóloga e preceptora de Residência em Saúde Alana Pereira, uma das idealizadoras do “Nutrir e Cuidar”, os passeios e atividades realizadas pelo grupo podem contribuir na redução do estresse e da ansiedade, além de coloca-las em contato com novas experiências, locais, pessoas e aprendizados. “As atividades que realizamos fora da UBS são fundamentais para a promoção da saúde mental e do bem-estar dessas participantes, principalmente, pela maioria delas ser formada por idosas, viúvas ou aposentadas, que relatam ter poucas oportunidades de convívio social e de dedicarem grande parte de suas rotinas aos afazeres domésticos ou cuidados com a família”, explicou Alana Pereira.

Aos 77 anos, a aposentada Angelia do Rosário Lourenço contou que essa foi a primeira vez que foi à praia. Para a aposentada, os encontros se tornaram uma “salvação” em sua vida, que sempre foi dedicada aos filhos e à casa. “Eu amei demais e estar aqui com as meninas foi melhor ainda. Se elas me chamarem mais vezes, eu virei com certeza. A minha vida é de muita luta, mas quando chega a quinta-feira, o dia do nosso encontro, eu esqueço tudo. É bom demais! E enquanto acontecer, eu vou participar”, contou a aposentada.

As ações do grupo Nutrir e Cuidar são organizadas por uma residente nutricionista e uma residente enfermeira, ambas do ICEPi. Dependendo da temática da semana, outros profissionais da UBS também contribuem com o grupo.

“Ocupar a cidade onde elas moram, revelou, em outras oportunidades, histórias comuns do passado de cada uma delas e essa interação é muito importante para o fortalecimento de laços sociais e a promoção de um sentimento de pertencimento àquele grupo. Além dos integrantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do ICEPi, que atuam na Unidade, os Agentes Comunitários de Saúde também contribuem muito, principalmente, na organização dos passeios que realizamos”, afirmou a psicóloga Alana Pereira.

Grupo “Nutrir e Cuidar”

O grupo Nutrir e Cuidar ultrapassa a abordagem nutricional utilizada tradicionalmente no cuidado das doenças crônicas. Ou seja, não há uma limitação apenas à ingestão de nutrientes e medicamentos. O diferencial do grupo está na integração do cuidado nutricional com diversas partes da vida, que impactam a saúde e o bem-estar.

“O grupo explora a conexão entre hábitos alimentares, emoções, relações sociais, memórias e experiências familiares, ambientes afetivos e questões de gênero relacionados à alimentação”, disse Alana Pereira.

Essa abordagem permite reconduzir o cuidado nutricional, promovendo uma transformação mais ampla na relação das pessoas com a alimentação e o autocuidado. Entre os passeios dos grupos, foram realizados piqueniques no Parque Pedra da Cebola, caminhadas no Parque da Fonte Grande, visitas a museus e ao Projeto Tamar.


Informações à Imprensa:

Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Caroline Pignaton / Mayra Scarpi / Amanda Drumond
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br