Residentes em Saúde da Família realizam ações de prevenção em Aracruz e Vitória
Para ampliar as ações de promoção à saúde nas comunidades, residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), levaram testes, palestras e oficinas à feira de Barra do Riacho, em Aracruz, no norte do Estado.
O evento “Saúde em Ação” aconteceu na última sexta-feira (17), e contou com testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), disponibilização de preservativos e produtos de higiene bucal, oficinas de Práticas Corporais e ações educativas a respeito da prevenção e identificação de abuso sexual infantil e outros tipos de violências.
“Este projeto parte da concepção de que a promoção à saúde se desenvolve em todos os âmbitos do cotidiano da população e está para além da estrutura física da unidade de saúde. A realização de ações em locais estratégicos do território pode contribuir para ampliação do cuidado”, explicou a assistente social e residente Brunela da Vitória de Nardi.
O evento, realizado em parceria com a Prefeitura de Aracruz, com a Associação de Moradores de Barra do Riacho e também projetos sociais, terá continuidade em 2022 e novas datas ainda serão divulgadas pelos residentes.
“Essas iniciativas são fundamentais para fortalecer não só o programa de residência em si, mas também as próprias ações da Atenção Primária. É uma forma desses profissionais estarem mais próximos da população e do território”, disse a coordenadora do programa, Célia Márcia Birchler.
Ações também em Vitória
Os residentes em Saúde da Família que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alagoano Ariovaldo Favalessa, em Vitória, também desenvolveram ações em dezembro. Foram dois módulos de um curso para gestantes com informações sobre a importância do pré-natal, os cuidados com os recém-nascidos, o aleitamento materno e muito mais.
Os eventos aconteceram em parceria com alunos do curso de Enfermagem da Emescam. “Esse foi um trabalho integrado, feito em conjunto com várias mãos, o que resultou em rodas de conversa produtivas e interessantes para a comunidade”, informou a tutora da residência, Priscilla Nader.
A Residência
Os Programas de Residências Multiprofissionais tiveram início em março de 2020, com o objetivo da formação de profissionais de saúde especialistas de forma descentralizada, garantindo a todas regionais do Espírito Santo uma formação profissional de qualidade, metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana. Atualmente o programa tem 233 residentes nos municípios de São Mateus, Colatina, Aracruz, Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Jerônimo Monteiro.
O grande diferencial da residência é a formação dos profissionais com 80% da carga horária realizada de forma prática, seguindo uma visão humanista, reflexiva e crítica e qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautados em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde. Os 20% restantes da carga horária da formação educacional abordam temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
Informações à Imprensa:
Coordenadoria de Comunicação em Saúde – Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi)
Gabriel Torobay / Mayra Scarpi
icepi.comunicacao@saude.es.gov.br